Mauricio de Sousa e Cebolinha comemoram aniversário

O pai da Turma da Mônica Mauricio de Sousa e um de seus personagens mais célebres, Cebolinha, fazem aniversário juntos nesta quarta-feira (27). O ilustrador comemora 75 anos, enquanto o personagem completa 50, desde a sua criação.

O autor, que criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu, em 1959, já alcançou o número de um bilhão de revistas publicadas no mundo inteiro e tem mais de 200 personagens, sendo Mônica, Magali, Cebolinha, Cascão e Franjinha os mais famosos da turminha.

O reconhecimento por seu trabalho vem até hoje. Em 2007, o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para Criança e Adolescência) nomeou a personagem Mônica, que foi criada com inspiração na filha de Mauricio, como embaixadora.

Sua mais recente criação foi a Turma da Mônica Jovem, com os personagens tradicionais crescidos dos 7 para os 15 anos de idade.

Cebolinha vira "cinquentão" 

Cebolinha estreou nos jornais em outubro de 1960. Apareceu como um menino de cabelos desgrenhados, que trocava o "r" pelo "l" nas tiras do personagem Franjinha. Sucesso de público, ganhou sua própria revista em janeiro de 1973, pela Editora Abril.

Hoje, não há quem não conheça o Cebolinha, que vive criando planos infalíveis contra a Mônica e se tornou uma das referências para falar da turma.

Em novembro, chega às bancas a edição especial colorida Turma do Cebola Jovem e, na sequência, sairá o livro Cebolinha 50 anos, com histórias do personagem ao logo desse meio século.