Dia Internacional de Animação acontece em 400 cidades de todo o país

 

O “Dia Internacional da Animação” (DIA) será celebrado com uma mostra simultânea e gratuita de curtas-metragens nacionais e internacionais, no próximo dia 28 de outubro. As exibições ocorrerão em mais de 30 países e 400 cidades do Brasil.A mostra é o maior evento do gênero no mundo e acontece desde 2002, quando foi criada pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA). 

Em 2010, foram inscritos 73 curtas-metragens de animação para representar os diversos estados brasileiros. Destes, 11 foram selecionados para serem exibidos na mostra oficial em todas as cidades participantes no Brasil e nos 51 países membros da ASIFA. Nos dias que antecedem o evento, as cidades participantes terão mostras infantis, para deficientes auditivos e visuais, além de oficinas, debates, palestras e exposições.

A ideia do projeto é tornar o cinema nacional de animação mais conhecido nos mercados nacional e internacional e atrair novos públicos. “ O principal objetivo do DIA, é despertar o interesse do público em fazer cinema de animação, revelar talentos e integrar as pessoas. O evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura”, revela Luciana Druzina, coordenadora do Dia Internacional da Animação.

“Somos o país que faz o maior evento de celebração da animação no mundo e isso só acontece graças ao esforço de muitos voluntários entusiastas da arte da animação espalhados por todo o território nacional”, orgulha-se Marta Machado, diretora da ABCA.

França, Estados Unidos, África do Sul, Irã, Romênia, Coréia do Sul, Austrália, Bulgária são alguns dos países que fazem intercâmbio de suas mostras com o Brasil onde a etapa é organizada pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA).

A Mostra Nacional 2010 contará com a exibição de curtas metragens como “Tromba Trem - O estrangeiro”, de Zé Brandão; “Como comer um elefante”, de Jansen Raveira e “Eu queria ser um monstro”, de Marão (RJ); “Doce Ballet”, de Lina Fridman e Maira Fridman; “Quando as cores somem”, de Luciano Lagares (SP), e outros. 

Entre os selecionados da Mostra Internacional, destaque para “Pássaros”, de Filipe Abranches (Portugal); “Kensho”, de Daniel Kang (EUA); “Zsa Zsa Zsu”, de Tromarama (Indonésia) e “Hide & Seek”, de Sherif Abbas (Egito).

 

Confira a programação paralela:

Mostra Infantil de Animação: Mostra de curtas-metragens de animação dedicada exclusivamente ao público infantil.

Mostra  para Deficientes Visuais Adulto: Mostra especial com audiodescrição  para deficientes visuais com temática adulta.

Mostra  para Deficientes Visuais Infantil: Mostra especial com audiodescrição  para deficientes visuais com temática infantil.

Mostra para Deficientes Auditivos: Mostra especial com legenda em português para deficientes auditivos.

International Animation Day Brazilian Program: Mostra de curtas-metragens brasileiros com legenda em inglês para intercâmbio e exibição com 50 países membros da ASIFA que comemoram o Dia Internacional da Animação. Entre os países participantes: Coréia do Sul, Egito, Austrália, EUA, França, Índia, Rússia, Itália, China, entre outros.

 

Serviço

Dia Internacional da Animação -  28 de outubro (quinta-feira)

Programação: Curtas da Mostra Nacional e Internacional

Site: https;//www.diadaanimacao.com.br

Rio de Janeiro

Cinemateca do MAM. End: Av Infante Dom Henrique 85 - Parque do Flamengo.

A partir das 18h30. GRATIS. Tel: 21. 2240 4944

 

São Paulo

Cinemateca Brasileira. Endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino

A partir das 19h30. GRATIS.