Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem faz apresentação gratuita na Uerj

 

No dia 27 de outubro, quarta-feira, às 19h, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) receberá a OSB Jovem para mais uma edição do projeto ConcertUerj,que prevê a realização de uma série de quatro concertos no Teatro Odylo Costa, filho. O evento é fruto da parceria entre a Orquestra Sinfônica Brasileira e a Uerj, firmada em março deste ano, e tem por intuito promover a popularização da música erudita e a formação de plateia com a realização de concertos gratuitos em um teatro da Zona Norte, região carente deste tipo de manifestação artística.

A Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem surgiu como um investimento na formação de músicos, criando a oportunidade de desenvolvimento artístico por meio da experiência em um conjunto orquestral. Após uma década de atuação, a iniciativa se consolidou como um verdadeiro celeiro de talentos e reúne grande estima junto à Fundação OSB, colaborando para a renovação e enriquecimento do cenário da música nacional.

O repertório do espetáculo inclui Uma Noite no Monte Calvo, de Mussorgsky, Scheherazade, de Nikolai Andreyevich Rimsky-Korsakov, e Toccata e Fuga, de Bach/Stokowski. Atualmente regente assistente da Orquestra Sinfônica Brasileira e regente titular da OSB Jovem, como também da Orquestra Sinfônica da Paraíba, Marcos Arakaki será o responsável por reger os jovens músicos.

Na função desde 2008, Arakaki acumula grande experiência na direção de orquestras, tanto no Brasil quanto no exterior. Destaque para as orquestras sinfônicas dos estados de São Paulo e Minas Gerais, a Petrobras Sinfônica, a Boshulav Martinu Philarmonic, na República Tcheca, e a Orquestra da American Academy of Conduting, em Aspen, nos EUA.

Serviço

ConcertUerj com a Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem

Local: Teatro Odylo Costa, filho

Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã

Tel.: (21) 2334 0048

Data: 27 de outubro de 2010, quarta-feira

Horário: 19h

Entrada franca

Programação sujeita a alteração

Classificação Livre

Corpo orquestral

Direção artística: Roberto Minczuk

Regência: Marcos Arakaki