Shopping realiza exposição sobre a Fábrica de Tecidos Bangu até o dia 17

 

O Bangu Shopping realiza a exposição Bangu: Exportando Moda, até o dia 17 de outubro, que mostrará a trajetória da Fábrica de Tecidos Bangu, destacando sua importância na história da moda no Brasil e no mundo.

 

Segundo a superintendente do shopping, Valéria Lage, a exposição é a realização de um desejo da maioria dos moradores de Bangu, que sempre se orgulharam da Fábrica de Tecidos. "O Bangu Shopping já nasceu com foco na moda, pois foi construído no mesmo espaço da fábrica de tecidos e manteve as características originais do local. A idéia da exposição é reviver a importância da fábrica no mundo da moda naquela época e reafirmar o shopping como um dos principais pólos de moda da região", afirma.

 

A exposição conta com mais de 100 fotos da antiga Fábrica de Tecidos Bangu e reproduções de matérias jornalísticas mostrando a sua influência na moda brasileira e estrangeira. O cenógrafo Clécio Regis assina a exposição que apresentará réplicas de objetos, arquitetura da região, além de muitos artigos de moda remetendo à época. Entre os destaques, há fotos dos antigos maquinários de tear, dos concursos de misses, e de algumas personalidades importantes como Presidentes da República e renomados estilistas.

 

Nos anos 40, a Fábrica de Tecidos Bangu era sinônimo de progresso e trouxe à cidade modismos, expressões, lições de elegância e até as inesquecíveis misses Bangu, símbolos de uma era de glamour para todo Rio de Janeiro. A Fábrica organizava desfiles pelo país apresentando os tecidos, que tinham como ponto forte a escolha da Miss Elegante Bangu.

 

As etapas eliminatórias aconteciam em clubes, cidade e estados. As classificadas disputavam a eleição final em uma grande festa no salão do Copacabana Palace, um acontecimento social de muita expressão no país e na moda. Os desfiles eram cobertos pela grande imprensa, atraindoa atenção de veículos como Rádio Nacional, Diários Associados e O Globo, além do colunista Ibrahim Sued, grande divulgador dos tecidos Bangu no Brasil e no exterior.

 

Ficha Técnica da Exposição

 

- Curadoria e Cenografia: Clécio Regis.

- Curadoria e Fotografia: Benevenuto Rovere / Grêmio Literário José Mauro Vasconcelos - Museu de Bangu.

- Fonte Bibliográfica: Livro Bangu 100 anos – Pesquisa e Texto Gracilda Alves de Azevedo Silva - Companhia Progresso Industrial do Brasil - Fábrica Bangu - Sabiá Produções Artísticas.

- Realizador: Bangu Shopping

 

Serviço

Exposição Bangu Exportando Moda

 

Data: De 21/09 a 17/10

Horário de funcionamento: Horário do Shopping

Local: Espaço Bobinadeiras

Entrada: Gratuita

O Bangu Shopping fica na Rua Fonseca, 240, Bangu. O telefone de contato é (21) 3423-9234.