Mast tem programação especial no fim de semana e no Dia das Crianças

 

Os visitantes do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCT), no Rio de Janeiro, podem brincar, no próximo  domingo (10), com as formas geométricas e desvendar os mistérios de quebra-cabeças, de formas que se auto-replicam e do tradicional Tangram. Além disso, podem participar do desafio da oficina Brincando de Matemático e  aguçar o raciocínio lógico com enigmas, segredos, Torres de Hanói e toda a estratégia do jogo da velha. 

Amanhã  (9), entre as opções de divertimento, o Cine Ciência exibe o filme O Núcleo - Missão ao Centro da Terra, às 16h. No enredo, por razões desconhecidas, o núcleo da Terra parou de girar e o campo eletromagnético do planeta começa a se deteriorar rapidamente. Membros do governo e das forças armadas dos Estados Unidos convocam o geofísico Josh Keyes e uma equipe de cientistas para uma viagem ao núcleo da Terra a fim de detonar uma bomba nuclear para reativar seu movimento. A classificação etária da atividade é de 14 anos. 

Às 15h e 17h, os interessados em conhecer o campus do Mast, participam da Visita Orientada. Guiados por um mediador, os visitantes conhecem o conjunto arquitetônico histórico, o Sistema Solar em Escala, as cúpulas de observação celeste e a coleção de instrumentos científicos do Museu. Mais tarde, das 18h30 às 20h, o público pode visualizar galáxias, estrelas e planetas através de telescópios e lunetas, em uma Observação do Céu. 

Dia das Crianças 

Na terça-feira (12), para comemorar o Dia das Crianças, o Mast preparou uma programação especial. Das 14h às 18h, crianças de todas as idades terão à disposição diversas atividades relacionadas à Ciência e ainda, curtir uma sessão de cinema especial. 

O filme As aventuras de O Pequeno Príncipe , a ser exibido neste dia, conta a história de um principezinho que vive tranquilo no distante asteróide B-612, em uma atmosfera de paz, onde limpa seus vulcões e cuida de sua rosa mágica. Certo dia o menino pega carona na cauda de um cometa e visita mundos e galáxias distante. 

O público ainda pode preparar uma receita no mais popular dos laboratórios, descobrindo os elementos químicos das substâncias utilizadas. No Cozinhando com a Química, as pessoas preparam a sua própria massinha de modelar com ingredientes da nossa cozinha. Também está programada a comemoração do aniversário de oito anos do terrário do Mast e com terra, pedra, água, plantas e uns bichinhos microscópicos dentro de uma garrafa, vedada e exposta à luz. Na ocasião, cada participante cria  um mini-ecossistema para levar para casa. 

No final do dia, aqueles que participaram das atividades poderão testar seus conhecimentos adquiridos em um divertido "quiz" de perguntas e respostas. 

Todas atividades são gratuitas. No entanto, para participar da oficina Brincando de Matemático, da Visita Orientada e do Cine Ciência os interessados precisam chegar com 30 minutos de antecedência para retirar senha. O Mast fica na Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão.

Para outras informações ligue para (21) 3514-5200.