Pianista transcreve a partitura completa de Super Mario Bros

Após meses de trabalho, o músico Joseph Karam conseguiu criar uma transcrição boa e compreensível das canções de Koji Kondo para o jogo Super Mario Bros.

Karam queria tocar os temas do game de 1985, mas não achava uma partitura boa o suficiente. A Nintendo nunca divulgou a versão oficial, enquanto centenas de músicos amadores criavam suas próprias transcrições - nenhuma delas adequada, julga o pianista.

O site Wired conta que ele utilizou um software profissional de desenho e transcreveu cada som e ritmo do jogo de 8-bits do NES, conferindo seu trabalho com as melhores transcrições que encontrou na internet, organizando, em seguida, as partituras em uma apostila.

O site de Karam traz as partituras dos temas de cada fase, incluindo o Overworl d (tema principal), Underworld, Underwater e o Castle.

Além das canções mais elaboradas, também estão lá as partituras para efeitos sonoros como o starman, para quando Mario fica invencível, 1-Up Mushroom, e o tristíssimo Game Over.

Karam colocou as partituras em seu site com acesso livre, afirmando que os direitos autorais pertencem à Nintendo, mas que a "transcrição acurada e melhorada" das musiquinhas é sua. O pianista, porém, pode ter complicações legais, caso não consiga a permissão da Nintendo ou da Kondo para transcrevê-las.

O lançamento coincide com a época do 25º aniversário do game Super Mario Bros.