Mostra Internacional de Música reúne grandes nomes em Olinda

Portal Terra

S O PAULO - A sétima edição da MIMO - Mostra Internacional de Música de Olinda - vai levar alguns dos principais nomes da música instrumental para a cidade histórica pernambucana, entre 1º e 7 de setembro. Considerada o maior evento de música instrumental do Brasil, a MIMO traz neste ano nomes como o trio do guitarrista norte-americano Mike Stern, que tocou com lendas como o trompetista Miles Davis e o baixista Jaco Pastorius, e o trio do não menos lendário pianista de jazz McCoy Tynerm, que tem como convidado o saxofonista Gary Bartz.

Além das atrações internacionais, a programação terá apresentações da elogiada Orquestra Contemporânea de Olinda, tocando em casa, Tom Zé, Léo Gandelman, Egberto Gismonti e Duofel, entre outros, num total de 39 concertos, que passeiam pelo jazz, música erudita e experimental e ritmos regionais.

O evento terá ainda exibição de documentários sobre música, como Uma Noite em 67, sobre o histórico Festival Internacional da Canção de 1967 e Loki, sobre o membro dos Mutantes Arnaldo Baptista, além de palestras e workshops.

Em sete anos, a MIMO colocou Olinda no mapa do circuito de música instrumental e ajudou a alavancar o turismo na cidade histórica. Estimativas apontam que neste ano o evento gerará cerca de R$ 6 milhões para a economia da cidade. Os concertos acontecem no interior de 16 igrejas e outros edifícios tombados do centro histórico de Olinda. Cerca de cem mil pessoas são esperadas para o evento, que é totalmente gratuito.