Abertas inscrições para o vestibular Unicamp 2011

Portal Terra

S O PAULO - A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp, Comvest, já está recebendo as inscrições para o vestibular nacional Unicamp 2011. Os candidatos terão até o dia 8 de outubro para se inscrever, utilizando o formulário de inscrição disponível no endereço eletrônico: www.comvest.unicamp.br/vest2011/inscricao. A taxa é de R$ 120.

O vestibular Unicamp 2011 oferece 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto). O Kit do Vestibulando (Manual do Candidato e Revista do Vestibulando) é gratuito e deve ser consultado. Todos os programas exigidos para a realização das provas estão disponíveis no Manual do Candidato e na Resolução GR37/2010.

A Comvest vai beneficiar 4.777 candidatos com a isenção da taxa de inscrição para o Vestibular Unicamp 2011. Todos os estudantes que solicitaram isenção e preencheram os requisitos básicos, foram beneficiados.

Os contemplados não são automaticamente inscritos no vestibular, devendo fazer a inscrição no mesmo período dos demais candidatos, utilizando, porém, o código de isento fornecido pela Comvest e o formulário específico para candidatos isentos, disponível na página da Comvest na internet.

A partir das 8 horas desta terça-feira, a Comvest aceitará declarações de interesse de redução parcial da taxa de inscrição (50%). Os pedidos poderão ser feitos até às 18 horas do dia 27 de agosto exclusivamente na internet. Podem solicitar a redução (em conformidade com a lei estadual nº 12.782) candidatos que cumulativamente preencham os seguintes requisitos: sejam estudantes regularmente matriculados em uma das séries do ensino fundamental ou médio ou curso pré-vestibular ou curso superior (graduação e pós-graduação); e estejam desempregados ou recebam menos de dois salários mínimos por mês.

Os estudantes que preencherem o formulário de solicitação na página da Comvest deverão entregar a documentação que comprove sua situação, pessoalmente no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp, no dia 31 de agosto, das 9 às 20 horas.

A lista de documentos necessários estará disponível no edital do vestibular Unicamp 2011. A Comvest divulgará a lista de beneficiados com a redução de 50% da Taxa de Inscrição no dia 3 de setembro.

A primeira fase será realizada no dia 21 de novembro de 2010. Dia 20 de dezembro a Comvest divulgará a lista dos que passaram para a segunda fase e os locais de prova. A segunda fase será realizada nos dias 16, 17 e 18 de janeiro de 2011. As provas de habilidades específicas, para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música vão ser realizadas em Campinas entre os dias 24 e 27 de janeiro de 2011. A primeira chamada será divulgada dia 7 de fevereiro e a matrícula dos convocados em primeira chamada deverão ser feita no dia 10 de fevereiro.

A partir deste ano, na primeira fase, o candidato será solicitado a produzir três textos de gêneros diversos, todos de execução obrigatória. O número de questões passará de 12 questões dissertativas para 48 questões de múltipla escolha. As questões de múltipla escolha da primeira fase serão elaboradas com base nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio segundo a seguinte distribuição: 12 questões de Matemática; 18 questões de Ciências Humanas e Artes; e 18 questões de Ciências da Natureza.

A segunda fase passará a ser realizada em três dias e não mais em quatro dias. As provas da segunda fase serão agrupadas de maneira a estimular a avaliação integrada do conhecimento e a interdisciplinaridade na formulação das questões. Serão aplicadas três provas de 24 questões dissertativas, realizadas durante três dias consecutivos, sendo: 1º dia - 12 questões de Língua Portuguesa e de Literaturas da Língua Portuguesa e 12 questões de Matemática; 2º dia - 18 questões na área de Ciências Humanas e Artes e 6 questões de Língua Inglesa; 3º dia - 24 questões na área de Ciências da Natureza.

Além das mudanças no formato d