Shows em Hamburgo celebram começo dos Beatles há 50 anos

Agência AFP

BERLIM - Quatro apresentações em homenagem aos Beatles serão realizadas de 17 a 20 de agosto em Hamburgo, norte da Alemanha, no clube onde lançaram sua carreira, por um grupo de artistas conhecidos que resgatará suas primeiras músicas, anunciou a organizadora do evento, Hamburg Marketing.

No dia 17 de agosto de 1960, os Beatles, que na época eram cinco, subiram pela primeira vez em um palco, o "Indra Club", uma acanhada casa noturna de Hamburgo que ainda existe. Os Beatles fizeram depois centenas de apresentações nesta cidade entre 1960 e 1962.

Para celebrar este aniversário, quatro músicos americanos de diferentes grupos, Ira Elliot (Nada Surf, Maplewood), Erik Paparazzi (Cat Power), Mark Rozzo (Maplewood) e Doug Gillard (Guided By Voices), criaram em 2009 o "Bambi Kino", que recebe o nome de um cinema de Hamburgo especializado em filmes westerns e pornográficos que abrigou os Beatles em seu começo - em um quarto sem janela, sem banheiro e sem aquecedor.

Um museu foi aberto em 2009 em Hamburgo para celebrar o culto aos Beatles. O prédio de cinco andares, no coração da "Reeperbahn", bairro quente da grande cidade portuária alemã, chama-se "Beatlemania" e retrata o início da carreira dos rapazes de Liverpool. Na época, eles ainda eram cinco jovens músicos ingleses de 17 a 20 anos (John Lennon, Paul McCartney, George Harrison, Stuart Sutcliffe e Pete Best), e sem Ringo Starr.

No ano passado, Paul McCartney iniciou a sua turnê europeia nesta cidade.