Festival Itinerante de Curtas Latinos chega ao Rio de Janeiro

JB Online

RIO - Chega ao Rio nesta segunda-feira (16) a segunda apresentação nacional do Festival Itinerante de Curtas Latinos. O festival surgiu da intenção de exibir uma mostra de filmes que pudesse reunir produções audiovisuais dos países tão diversificados da América Latina e foi primeiramente apresentado em fevereiro deste ano como um evento paralelo ao reconhecido Festival International du Court Métrage de Clermont-Ferrand, na França. Agora em agosto, já tendo passado pelo espaço Unibando de São Paulo, o Festival Itinerante de Curtas Latinos apresenta ao Rio 34 curta-metragens realizados entre os anos de 2005 e 2009 por jovens cineastas de países das américas Central e Sul.

- O mais interessante dessa mostra é trazer filmes de países que estão fora do circuito. Quem por exemplo conhece a realidade cinematográfica do Belize, o pequeno país na Costa Atlântica da América Central? Visualizar essa América unida, pra mim, só seria possível pelo cinema explica a curadora Priscila Miranda.

Os 34 filmes selecionados que integram a mostra não tem uma linguagem única; são produçoes experimentais e também roteiros que seguem a narrativa clássica selecionados com a ajuda do Youtube durante três meses de pesquisa. O contato com os cineastas e o envio das produções foram realizados à distância. Os curtas também vão levar à quem for ao Espaço Unibanco de Cinema, um pouco mais da identidade dos países presentes no Festival.

- Um outro objetivo desse festival era que os filmes selecionados fugissem à ideia preconcebida que o Europeu que tem em relaçao ao Brasil: as favelas e demais clichês que se tem em relação a America Latina. Temos por exemplo, um filme de Honduras, realizado antes de o país sofrer o golpe de estado argumenta a curadora.

Após o Rio de Janeiro, o Festival Itinerante de Curtas Latinos exibirá seus filmes na Guatemala.

Festival Itinerante de Curtas Latinos

Unibanco Arteplex Botafogo

Praia de Botafogo, 316 - Térreo

De 16 a 20 de agosto às 18h30

Ingresso - R$ 5,00