Ator Sean Penn comemora 50 anos hoje

Portal Terra

LOS ANGELES - O ator Sean Penn completa 50 anos nesta terça-feira. O astro não seguiu a carreira artística por acaso. Ele é filho do cineasta Leo Penn e da atriz Eileen Ryan, e é considerado um dos melhores atores de Hollywood por colecionar sucessos e ótimas interpretações no cinema. Ao todo foram 25 filmes lançados até hoje.

Sean recebeu cinco indicações ao Oscar na categoria de Melhor Ator por Os Últimos Passos de um Homem (1995), Poucas e Boas (1999), Uma Lição de Amor (2001), Sobre Meninos e Lobos (2003) e Milk - A Voz da Igualdade (2008). Levou as estatuetas pelos dois últimos filmes. Também já foi indicado ao Globo de Ouro e aos Festivais de Cinema de Cannes, Veneza e Bafta, este por 21 gramas.

Se na vida profissional o ator não tem do que reclamar, a pessoal é um pouco conturbada. Sean foi casado por quatro anos com a cantora Madonna (que completou 52 anos nesta segunda-feira, 16) nos anos de 1980 e ganhou reputação violenta pelas constantes agressões à estrela, que estava no início da carreira. Em 1987 passou 37 dias na prisão acusado de agredir um paparazzo. Em outubro do ano passado, quando deixava um centro comercial de Los Angeles, o ator voltou às manchetes policiais acusado novamente de agredir um fotógrafo e quebrar sua câmera. Por esse delito, em maio deste ano, Sean foi condenado a três anos de liberdade vigiada, fazer terapia e prestar serviços comunitários. Se nos próximos três anos o ator tiver algum problema com a lei, poderá ir para a prisão.

Sean Penn tem dois filhos com a atriz Robin Wright. O casal se divorciou no ano passado. O ator se prepara para atuar nos filmes This Must Be the Place, do cineasta italiano Paolo Sorrentino, previsto para estrear em 2011 e no remake de Os Três Patetas (sucesso na década de 30), no papel de Larry. A produção ainda não tem data prevista para estrear.