Brasil ganha Grand Prix de Mídia Impressa

Claudia Penteado, JB Online

RIO DE JANEIRO - Depois de conquistar 21 leões em Mídia Impressa no festival de publicidade Cannes Lions 2010 a melhor performance de um país dentro da categoria foi confirmado ontem que a campanha Billboard, criada pela Almap/BBDO e destaque na coluna de anteontem, levou o Grand Prix, após a desclassificação da campanha escolhida originalmente. O trabalho da Ogilvy do México para o jogo Scrabble (Palavras cruzadas) ganhou o prêmio mas foi desclassificado depois que a organização do Festival constatou que a campanha de três anúncios já havia sido inscrita na premiação anteriormente.

A performance do Brasil este ano apresenta uma evolução impressionante em relação ao ano passado. Até o momento, o país contabiliza 54 leões. Ontem foram anunciados mais um leão na categoria Cyber com o trabalho Fox inside out, da agência Almap/BBDO para Volkswagen e três leões em Design (veja nota ao lado, foto e entrevista sobre o Leão de Prata carioca). Somando todas as categorias, temos até agora 54 leões, o que já é bem mais do que o Brasil conquistou ao todo no ano passado (32 leões). Em um ano difícil, naturalmente, o que torna a comparação um pouco injusta, quando inscrevemos menos.

Agora, vem aí o resultado da categoria Filmes, na qual o Brasil concorre com 135 trabalhos, e as categorias Integrated e Titanium e Craft Lions, esta última dedicada à excelência em produção.