ASSINE
search button

'Na forma da lei' conta a saga de amigos que buscam vingar morte

Compartilhar

Paulo Ricardo Moreira, Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO - Um jovem estudante de direito é assassinado. Um grupo de amigos, que fazia faculdade com ele, promete, durante a festa de formatura, lutar para fazer justiça. Anos depois, os amigos uma promotora, uma delegada federal, um juiz, um advogado e um jornalista se reencontram e formam um grupo de justiceiros para dar fim à impunidade e botar o assassino, filho de um político, atrás das grades. Em linhas gerais, essa é a história que será contada em Na forma da lei, série que estreia nesta terça-feira na Globo.

Escrita por Antonio Calmon, com direção de Wolf Maya, a produção tem um elenco fixo, com nomes como Ana Paula Arósio, Luana Piovani, Leonardo Machado, Henri Castelli, Samuel de Assis e Márcio Garcia, além de participações especiais.

São oito episódios que envolvem crimes cometidos pelo filho de um político. A ideia não é explorar a violência, mas, sim, trazer à tona a energia dos amigos que buscam justiça garante o autor.

A ideia do seriado surgiu em 2004, quando Calmon participou de uma cerimônia de formatura de uma universidade. Na ocasião, a turma dedicou a celebração a um colega assassinado num dos primeiros períodos de faculdade.

Isso ficou marcado em mim e, desde então, penso em escrever o seriado.

Primeira morte

O crime que desenrola toda a trama acontece em 2003. Eduardo (Thiago Fragoso) e Ana Beatriz (Ana Paula Arósio) comemoram o noivado em uma festa rave, ao lado dos amigos Célio (Leonardo Machado), Edgar (Henri Castelli), Gabriela (Luana Piovani) e Ademir (Samuel de Assis). Todos estudantes de direito na mesma faculdade. O vilão Maurício (Márcio Garcia), que tem uma paixão doentia por Ana Beatriz, provoca uma briga e acaba matando o noivo dela.

Dois anos depois, na formatura, eles prometem vingar a morte de Eduardo. Após outro salto no tempo, nos dias de hoje, Ana é promotora pública; Célio, juiz; Gabriela, uma delegada federal; Edgar, advogado, e Ademir, único que não seguiu a carreira, virou jornalista investigativo. Todos são honestos e incorruptíveis. Unidos para fazer Maurício pagar pelo crime, trabalham sempre dentro dos limites da lei.

Além de querer punir Maurício, os amigos estão lutando na verdade por um país melhor. A minha personagem lida com o bom do ser humano e para que esse sentimento predomine no mundo diz Ana Paula Arósio.

Intérprete da delegada, a melhor amiga de Ana Beatriz, Luana Piovani diz que sua personagem é corajosa e faz parte de uma geração conscientizada com os problemas do país e que quer mudar a realidade.

No papel do vilão, Márcio Garcia conta que, ao longo da trama, Maurício vai cometer outros crimes. Um deles é o assassinato de sua amante, a ex-modelo Denise (Ellen Roche). Filho do senador João Carlos (Luís Melo), metido em todo tipo de corrupção e bandidagem, o vilão controla os negócios ilegais do pai, mas posa de bom chefe de família, já que é casado com a aristocrática Maria Clara (Carolina Ferraz), com quem tem dois filhos.

Ele é explosivo e não sabe controlar sua raiva. Diz que a causa de toda a violência é a frustração em relação a Ana Beatriz, mas nada justifica tanta maldade.

A história é ambientada no Rio de Janeiro, com muitas cenas externas. Mas sem imagens de cartões-postais da cidade, como praias e Corcovado. Segundo o diretor Wolf Maya, é um Rio mais noturno e urbano:

Esse é um projeto ácido, com pitadas de melancolia. A trilha sonoranão tem muitas músicas, tem mais trilhas incidentais.