Seu Jorge comemora 40 anos nesta terça-feira

Portal Terra

RIO - Nascido em 1970, Seu Jorge é atualmente um dos maiores artistas da MPB. Ganhou fama e pôde registrar suas aptidões depois de adulto, quando em 2002 interpretou nos cinemas o personagem Mané Galinha, em Cidade de Deus. Em 2001, lançou seu primeiro álbum solo 'Samba Esporte Fino' e, desde então, mantém carreira como músico e ator.

Apesar de ter uma carreira consolidada, Jorge Mário da Silva, teve uma infância pobre. Estudou até os 14 anos, graças a uma bolsa de estudos em um colégio particular. Aos 10, começou a trabalhar em uma borracharia, motivado pela vontade de comprar um saxofone - além da necessidade de ajudar nas contas em casa.

Ingressou no Exército aos 19 e continuou envolvido com a música. No ano seguinte, deixou a corporação e com a perda de um dos irmãos em uma chacina, a família ficou desestruturada e Jorge morou por 3 anos nas ruas.

Sua vida mudou graças ao músico Gabriel Moura. Jorge foi levado pelo primo de Gabriel, o clarinetista Paulo Moura, para um teste de teatro e acabou participando de 20 espetáculos com o Teatro da Universidade do Rio de Janeiro, como cantor e ator.

Seu Jorge também cantou no grupo Farofa Carioca nos anos seguintes até que, em 2000, partiu em carreira solo. Desde então, lançou os álbuns Samba Esporte Fino (2001), Cru (2004), o álbum de versões de David Bowie The Life Aquatic with Steve Zissou, Studio Sessions, Featuring: Seu Jorge (2005) , lançado pela gravadora americana Hollywood Records e América Brasil (2007).

Atualmente, segue na turnê do álbum América Brasil Ao Vivo (2009), que tem faixas diferentes do álbum de estúdio, incluindo sucessos como Carolina e É Isso Aí, do consagrado álbum ao vivo Ana & Jorge (2005).

Em paralelo, Jorge já participou de 12 longas-metragens, muitos internacionais. Para 2010, além dos shows, ele também será visto nos cinemas brasileiros, no papel do detento Beirada, no filme Tropa de Elite 2, previsto para setembro.