Mesmo após o fim, Oasis lança CDs, DVDs e vinis

Portal Terra

INGLATERRA - Em 15 de junho, a Legacy Recordings vai lançar Time Flies . . . 1994-2009, uma compilação em dois CDs dos singles do Oasis, a banda dos irmãos Gallagher, aqueles briguentos e agressivos britânicos sempre obcecados pelos Beatles.

Para os fãs do nojentinho Noel e do petulante Liam, e muita gente assim se define, especialmente no Reino Unido, onde o grupo colocou 22 sucessos consecutivos entre os 10 mais das paradas, oito dos quais chegaram ao primeiro lugar, haverá também uma caixa com três CDs e DVDs e uma coleção em vinil com cinco discos. A boa notícia é que Whatever, uma canção em forma de barulhento desafio, enfim sairá nos Estados Unidos.

Ainda que eu tenha perdido interesse no grupo depois de 1995 -(What's the Story) Morning Glory? é nada menos que um dos maiores discos de rock do século 20-, continuo a acreditar firmemente que o Oasis, que se desfez, será recordado de forma positiva pela história. Sim, eles copiaram muito os Beatles e, em anos posteriores, os Stones. Mas os Gallagher nunca esconderam suas influências ¿Wonderwall, um de seus primeiros grandes sucessos, afinal, levava o nome do primeiro álbum solo de George Harrison.

Quando se trata de rock bombástico, poses arrogantes, riffs pagãos e um coração pulsando forte, o Oasis é perfeito, ainda que a banda, depois de suas constantes brigas com o Blur, a imprensa e diversas damas irritadas, tenha terminado destruída por uma briga entre irmãos. Noel sempre foi o cérebro do grupo, um compositor excepcional que jamais conseguiu se acostumar à ideia de que seu desbocado irmão se tenha tornado o astro.

Eles dizem que não há volta. Liam e os demais membros do Oasis formaram uma nova banda, o Beady Eye. Mas estou disposto a apostar que os irmãos se reunirão de novo, e não demorará tanto. Enquanto isso, pode ouvir suas coletâneas do Oasis. Eu planejo comprar a compilação em vinil. Champagne Supernova na velha vitrola? Aceito a ideia mais rápido que uma bala de canhão.