Roberto Salvador lança "A era do radioteatro" na Rádio Nacional

JB Online

RIO - Está marcado para a próxima segunda-feira (31/5), às 17hs, o lançamento do livro A Era do Radioateatro, do professor universitário Roberto Salvador, que será realizado na Rádio Nacional. É a história inédita deste gênero, do seu início nos 30 até seu declínio nos anos 80, e as adaptações pelas quais passou dos anos 90 até hoje.

O livro não se limita a contar o que ocorreu com o radioteatro na Rádio Nacional. Ele revela o trabalho desenvolvido pelas rádios Clube do Brasil, Tupi, Tamoio, Ministério da Educação, Mayrink Veiga, Roquette-Pinto e Globo. E, além de destacar os radioatores, as técnicas de produção, os principais programas, enfatiza o papel político e social deste gênero que, segundo Salvador, exerceu enorme influência nos brasileiros .

A Era do Radioteatro mostra ainda quem foram os atores, escritores e diretores que passaram pelo rádio. É o caso de Fernanda Montenegro, selecionada para o elenco de radioteatro da rádio MEC aos 14 anos, Ísis de Oliveira, Ismênia dos Santos, Saint-Clair Lopes, Rodolfo Mayer, alguns dos quais levados depois para a TV. O livro destaca ainda o trabalho de sonoplastia de Edmo do Vale, os textos dramáticos de Oduvaldo Viana, Ivani Ribeiro, Janete Clair e Amaral Gurgel.

Segundo o autor, o livro revela ainda que se deve às radionovelas o sucesso comercial dos produtos anunciados durante seus intervalos, atraindo patrocinadores, o que garantia a permanência do cast de atores de peso nas emissoras .

Publicado pela Gramma Editora com 340 páginas, A Era do Radioteatro tem preço sugerido de R$ 35,00.