Leblon Jazz Festival volta ao bairro neste final de semana

JB Online

RIO - Um dos mais charmosos e agradáveis pontos do Rio de Janeiro, o Leblon se prepara para receber o melhor da música. Pelo terceiro ano consecutivo, o bairro acolhe o Leblon Jazz Festival, evento que apresenta no dia 15 de maio (sábado), das 14 às 22h, grandes nomes do jazz, blues, lounge, eletrônico e MPB. O palco do encontro será a Rua Dias Ferreira, que estará fechada para o trânsito entre os trechos das ruas Rainha Guilhermina e Ataulfo de Paiva. Saem os carros, entra o público, que, como principal atração da festa, desfilará por um tapete vermelho marca do festival e terá à sua disposição lounges, bares e restaurantes com ações criadas especialmente para a data. Os shows prometem: Frejat, George Israel, Jefferson Gonçalves e Banda, Joel Ferreira Quarteto e Orleans Dixieland Jazz Band. Este ano, o evento apresenta ainda um projeto de restauração e conservação do Largo da Memória, no mesmo bairro.

Organizado pela T'ai Produções, com patrocínio da Oi e Itaipava, e apoio cultural do Oi Futuro, o Leblon Jazz Festival vem se consagrando como referência entre os festivais de jazz do Brasil. Hoje, é o maior em termos de público, com cerca de 20.000 visitantes na edição 2009. Por trás do projeto, a vontade de lançar um novo olhar sobre o Leblon, promovendo a acessibilidade do público ao melhor do jazz, um dos mais prestigiados gêneros musicais do mundo. Com acesso gratuito, ligações com músicos e instituições locais, e atividades de formação e de fomento, o Leblon Jazz Festival é exemplo de política pública para cultura, ao promover a democratização do acesso à música, sempre com organização e segurança.

A programação começa às 14h, com Joel Ferreira Quarteto. Formado por Joel Ferreira (saxofone e flauta), Renato Endrigo (bateria), Pedro Mangia (baixo elétrico e acústico) e Leandro Freixo (piano e teclados), o quarteto tocará uma mistura de grandes composições nacionais com o jazz de John Coltrane. No repertório, músicas como Eu Te Amo (Tom Jobim e Chico Buarque), Blues da Piedade (Cazuza), Canto de Ossanha (Vinicius de Moraes) e Afro Blue (John Coltrane), entre outras. O show contará ainda com as participações especiais de Júlio Raposo (guitarra) e Vinicius Figueiredo (guitarra e voz). Às 14h45, a banda itinerante de jazz tradicional Orleans Dixieland Jazz Band, de São Paulo, assume o comando da festa e toca clássicos como Georgia On My Mind , Canal Street Blues , Tiger Rag e Aquarela do Brasil . Em seguida, às 16h, é a vez de o saxofonista George Israel apresentar canções dos seus álbuns solos entre eles, Distorções do Meu Jardim (2007) -, composições com Paula Toller, Leoni e Os Paralamas do Sucesso, entre outros nomes da música brasileira, e ainda algumas músicas do seu novo CD, George Israel 13 Parcerias com Cazuza, como Brasil e Solidão que nada . Referência em harmônica no Brasil, o gaitista carioca Jefferson Gonçalves sobe ao palco do Leblon Jazz Festival às 18h, acompanhado por sua banda. No repertório, uma compilação dos três álbuns de Jefferson: Gréia (2004), Conexão Nordeste - Gréia ao vivo (2006) e Ar Puro (2008). Frejat fica responsável por encerrar a noite. Dono de um dos melhores shows do país, de acordo com público e crítica musical, o cantor interpreta canções do seu mais recente disco solo, Intimidade entre estranhos, como Eu só queria entender e Dois Lados , além de hits do Barão Vermelho.

Ao longo das oito horas ininterruptas do Leblon Jazz Festival, pessoas de todas as faixas etárias e classes sociais poderão não apenas curtir a boa música dos shows, mas também desfrutar do melhor da gastronomia. Confortáveis lounges e bares do evento ficarão espalhados pela Dias Ferreira, que terá ainda uma área exclusiva para 100 convidados, além dos já renomados restaurantes que fazem da rua um dos mais prestigiados pólos gastronômicos da cidade.

O Leblon Jazz Festival vai ainda mais longe. Com o intuito de gerar contrapartidas duradouras para a comunidade local, o evento vai desenvolver um trabalho de restauração e conservação do Largo da Memória, em parceria com a Subprefeitura da Zona Sul e a Fundação Parques e Jardins.

Encontro de pessoas interessadas no melhor da programação cultural da cidade, o Leblon Jazz Festival já conquistou seu espaço no calendário de eventos do Rio de Janeiro, oferecendo aos cariocas e turistas a oportunidade de aproveitar a tarde de sábado ao som de boa música.

Sobre a T'ai Produções

Especializada em grandes eventos, shows e nas mais variadas ações, a T'ai é uma empresa de produção cultural completa e preparada para oferecer espetáculos sob medida para cada ocasião, imprimindo em cada um dos seus trabalhos conceitos ousados e inovadores. Com iniciativas diferenciadas e de caráter duradouro, os projetos especiais produzidos pela T`ai se destacam pelo ineditismo e pelo alto grau de sinergia com o público. São ações de grande impacto aliadas à responsabilidade social, com o objetivo de marcar a presença de empresas nas comunidades onde atuam, levando arte, cultura, educação e ação social. Fundada em 2003, a T'ai atua não apenas na cidade do Rio de Janeiro, mas também em Niterói, Curitiba, Brasília, Salvador, Florianópolis, Recife, Fortaleza e no estado de Minas Gerais. Entre os eventos organizados pela produtora estão: turnê Ser Minas Tão Gerais, com Milton Nascimento e os Meninos de Araçuaí se apresentando em diversas cidades do país; direção artística da Roda Skol, em 2008; festival Diesel Dance4Life; Réveillon 2007-2008, 2008-2009 e 2009-2010 das praias de Copacabana e Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro; e Savassi Jazz Festival (Belo Horizonte MG).

PROGRAMAÇÃO LEBLON JAZZ FESTIVAL 2010

14h - Joel Ferreira Quarteto

14h45 Orleans Dixieland Jazz Band

16h George Israel

18h Jefferson Gonçalves e Banda

- atração a confirmar

20h10 - Frejat

SERVIÇO:

Leblon Jazz Festival

Data: 15 de maio (sábado)

Local: Rua Dias Ferreira Leblon

Horário: das 14 às 22h

AS INFORMAÇÕES SÃO DA ASSESSORIA DE IMPRENSA