Exposição Lúcio Costa

JB Online

DA REDAÇÃO - Uma grande exposição dedicada ao criador de Brasília celebra os 50 anos da Capital Federal. Lúcio Costa arquiteto, que será exibida de 13 de maio a 08 de agosto no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, traz um panorama completo da obra do arquiteto brasileiro que ficou conhecido no mundo com o projeto do Plano Piloto.

Com curadoria e projeto da Casa de Lucio Costa e produção da DOISUM Produções, patrocínio do BNDES e BRASILTOUR, a exposição não vai se limitar apenas ao brilhante traço de Lúcio Costa que deu origem a Brasília. A idéia é mostrar toda a trajetória profissional do arquiteto, ainda pouco conhecida pelos brasileiros, que, de fato, o habilitou a dar conta de inventar absolutamente sozinho , a capital brasileira que completa meio século em 2010.

A exposição apresenta Lucio Costa por meio da sua arquitetura, mostrando os projetos em ampliações, fotos e, sobretudo, maquetes. O público poderá fazer um passeio por toda a sua carreira, incluindo sua presença em momentos decisivos, no âmbito do seu ofício, a exemplo da reforma do ensino em 1930, com o prédio do Ministério da Educação e Saúde (hoje o Palácio Capanema), no Rio de Janeiro, e do Pavilhão do Brasil na Feira Mundial de Nova York. Esses trabalhos revelaram ao mundo a arquitetura moderna brasileira.

Na mostra as pessoas poderão ver sua atuação em outras áreas, como o Patrimônio Histórico, além de aspectos do seu pensamento abrangente - sobre arte, ciência e tecnologia, política.

Lucio Costa foi, também, um grande humanista e pensador brasileiro, atuante ao longo de todo o século XX. Sempre teve total confiança no Brasil, um país precursor, acho que vai ser, dará o seu recado no tempo certo porque O Brasil não tem vocação para a mediocridade .

O arquiteto utilizará recursos audiovisuais e de multimídia, que oferecerão ao visitante a possibilidade de ver e ouvir comentários do próprio Lucio Costa sobre todo o acervo ali exposto.

No mezanino do museu, reservado exclusivamente a Brasília, o público entrará em contato com o contexto em que Brasília nasceu por meio dos originais do Plano Piloto apresentado no concurso e dos estudos que o precederam.

Outro ambiente da exposição mostrará o marcante e inusitado projeto de Lucio Costa para o Pavilhão da Trienal de Milão, em 1964, chamado Riposatevi, que será reproduzido em escala 1/1 com 14 redes de dormir, em que os visitantes poderão repousar.

A exposição contará, ainda, com programa educativo, um seminário internacional e fará parte da programação do encontro do Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO a se realizar em Brasília, no final de julho. Será também lançada, pela PubliFolha, a 3ª edição do livro LUCIO COSTA Registro de uma Vivência . Pequena biografia (em dois parágrafos) de Lucio Costa.

Lucio Costa Arquiteto: De 13 de maio a 08 de agosto. Local: Museu Nacional do Conjunto Cultural da República Setor Cultural Sul, Lote 02, Esplanada dos Ministérios - Brasília DF. Tel.: (61) 3325-5220 / 6234. Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 18h30. Entrada franca