Cidade cenográfica reproduz ambiente rústico da Toscana

Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO - Uma típica vila da Toscana foi reproduzida no Projac, o centro de produção da Globo, em Jacarepaguá. É a fictícia Laurenza-in-Chianti, a cidade cenográfica que representa aquela região da Itália em Passione, a próxima novela das nove da emissora, que estreia no dia 17. Na semana passada, Tony Ramos, Aracy Balabarian, Leandra Leal, Germano Pereira, Miguel Roncato e Marcelo Médici todos do núcleo italiano da história gravaram as primeira cenas de seus personagens no local.

A cidade cenográfica da Toscana ocupa uma área construída de 1.480 metros quadrados e impressiona pela riqueza de detalhes. O projeto é assinado pelos cenógrafos May Martins e Fernando Schmidt.

Em estilo rústico, o local tem lojas de decoração e de souvenir, floricultura, quitanda, barbearia, farmácia, restaurantes, hotel e café, além de casas e praças. Na fictícia Laurenza-in-Chianti, também fica a sapataria do italiano Nonno Benedetto, interpretado por Emiliano Queiroz.

Uma das cenas contou com a participação de uma banda que tocava canções típicas italianas. Assim que conheceu o grupo, Tony Ramos se juntou aos músicos e soltou a voz. Na gravação, Totó, personagem do ator, bebe vinho e se anima ao ver a bandinha tocando a música que sua falecida mulher gostava.

Fascinado pela Itália, Tony contou que se inspirou em um colhedor de azeitonas que conheceu no país para compor Totó, um camponês que é herdeiro de uma fortuna no Brasil.

Estava gravando desde outubro, mas embarquei para a Itália 15 dias antes da equipe porque adoro o país. Há 38 anos viajo para lá. Gosto muito da cultura italiana e de ópera.