'Viradão Carioca' também acontecerá no Planetário da Gávea

JB Online

RIO DE JANEIRO - Pelo segundo ano consecutivo, o projeto da Secretaria Municipal de Cultura que vai transformar a cidade do Rio de Janeiro em um grande palco, o Viradão Carioca, também vai ser realizado no Planetário da Gávea. Nos dias 24 e 25 de abril, a instituição vai promover e receber diversas atividades gratuitas como Sessão de Cúpula, oficina de pintura para crianças, contação de história e shows de Augusto Martins e Chris Delano. A programação também conta com show de mágica, orquestra ciclofônica (com bicicletas), apresentação de hip-hop, números circenses, brincadeiras e apresentação de teatro.

SÁBADO - Dia 24

9h às 10h - SESSÃO DE CÚPULA - Filme sobre Astronomia Projeto Científico .

10h às 11h - CONTAÇÃO DE HISTÓRIA - Cia. Axullé & Axupé Dupla do Conto.

Em comemoração ao Dia do Índio e para preservar suas tradições, a Cia. Axullé & Axupé Dupla do Conto apresenta uma coletânea de lendas e canções indígenas, utilizando instrumentos musicais afro-ameríndios, bonecos e objetos cênicos.

Elenco: Julia Palmieri & Gilson Di Souza.Direção: Classificação: Livre.

Local: Jardim

11h às 12h DANÇA DE RUA - Grupo Fator 4

O Grupo de Dança FATOR 4 é formado atualmente por quatro integrantes, cada qual com seu próprio estilo de dançar se destaca entre os melhores grupos de dança de rua do Rio de Janeiro e continua se firmando cada vez mais com suas coreografias marcantes e sua mistura de estilos de dança variados, dentre os quais estão o Popping, o Locking e o B.boying, que são os componentes do Breakdance, a dança marcante da Cultura Hip-Hop.

Local: Estacionamento

14h às 15h - CONTAÇÃO DE HISTÓRIA - Grupo Escuta só

Em Bichos Famosos o Grupo Escuta Só conta histórias de transformação e superação, como:

"Chapeuzinho Amarelo", de Chico Buarque, "Festa no céu" e "A Primavera da Lagarta" de Ruth Rocha.

O Grupo também canta e toca canções populares e originais criadas para cada história ao som de violão e instrumentos de percussão.

Local: Sala de Leitura

15h às 16h SHOW DE MÁGICA - Mágico Adrian

O show é interativo com mágicas que precisa da participação do

publico infantil e adulto. Aparições de pombinho coelho, transformações mágicas e a participação

do boneco Breno (ventrilouco) que diverte as crianças e os adultos com seus dialogos.

Local: Jardim

15h às 17h - OFICINAS - Oficinas desenvolvidas sobre a temática das obras do Artista Plástico Ivan Cruz.

Resgate as brincadeiras antigos, onde o Artista Plástico Ivan Cruz, recria sua infancia em telas e esculturas.

- Oficina de Pintura - É direcionado para crianças de 7 a 12 anos

Nº de particiapantes de no máximo de 15 pessoas.

As crianças receberão um desenho feito pelo Artista em preto e branco onde poderão colorir ou até mesmo alterar utilizando giz de cera e/ou material de pintura de acordo com a idade e a proposta do professor.

- Oficina de Escultura em miniatura - É direcionado para adultos.

Nº de particiapantes de no máximo de 15 pessoas.

Adquirir melhor estrutura nas atividades e comportamento que contribuíam para expansão e afirmação de suas personalidades. Intensificação e capacidade de integração ao grupo, concentração imaginação e criatividade.

Local: Biblioteca - As senhas para essa atividade serão distribuidas de 12h às 13h na bilheteria do Planetário

16h às 17h - SE VIRANDO NA BIKE - Cyclophonica

A Cyclophonica é o primeiro, melhor e único grupo profissional do mundo a fazer música clássica e popular em cima de bicicletas. Mais de vinte instrumentos fazem parte do arsenal dos oito músicos que tocam sempre em movimento. Alguns pertencem a orquestras sinfônicas e quase todos são professores em escolas de ensino fundamental e universitário. Nesta performance interativa, o público aprenderá sobre o código de trânsito e um pouco sobre a história da bicicleta e da música, sobretudo de nosso principal instrumento e sucesso musical - respectivamente A BUZINA e a BUZINADA - e poderá andar de bicicleta, tocar nossos instrumentos e até (tentar) reger a Cyclophonica.

Local: Jardim

17h às 18h - CIRCO - Cia Up Leon

Com profissionais espalhados pelo mundo todo A Cia Up Leon trás a apresentação de artistas circences, em pernas de pau, acrobatas, malabaristas e sobre monociclo. Numa lúdica apresentação ao moldes dos parques temáticos com criaturas fantásticas e coloridas pelos jardins da Fundação Planetário.

Local: Jardim e estacionamento

18h SHOW DE AUGUSTO MARTINS

A partir da parceria de trabalho entre o jornalista e pesquisador musical Braulio Neto e o cantor/compositor Augusto Martins, um garimpo estético acabou se formatando. Conseqüência: um repertório inesgotável de grandes canções, sincopadas, 2 por quatro.

20H SHOW DE CRIS DELANO

A cantora Cris Delanno (BossaCucaNova, Roberto Menescal, Andy Summers/The Police, entre outros) e o produtor Alex Moreira (BossaCucaNova, Carlos Lyra, entre outros) fazem um delicioso passeio por clássicos da Bossa Nova, do Jazz e Pop Americano num formato super contemporâneo e intimista.

Shows no palco principal no Estacionamento

DOMINGO - Dia 25

10h às 12h TEATRO E ANIMAÇÃO

A proposta do grupo é divertir crianças e adultos com a integração do teatro propondo, antes da apresentação, algumas brincadeiras que levarão os pequeninos espectadores a vivenciarem as cantigas populares de rodas, adivinhações e jogos cooperativos onde a idéia é fazer com que eles participem sem o compromisso da competição.

Local: Jardim

O Planetário da Gávea fica na Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100. Gávea. Informações pelo telefone: 21- 2274-0046. Siga o Planetário também pelo twitter: www.twitter.com/planetariodorio.

(Com informações da Assessoria de Imprensa)