Reality show da Band vai confinar os participantes dentro de um ônibus

Paulo Ricardo Moreira , Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO - Em vez de uma mansão com piscina e academia de ginástica, os 12 participantes do novo reality show da Band serão confinados dentro de um ônibus. Patrocinado por uma marca de refrigerantes, o Busão do Brasil será uma espécie de Big Brother Brasil sobre rodas. Com estreia prevista para julho e duração de 13 semanas, a competição itinerante vai pagar ao vencedor o prêmio de R$ 1 milhão.

O primeiro reality on the road da Band é inspirado no holandês The bus, um formato da Endemol, a mesma criadora do Big Brother. O programa já foi exibido na Espanha, Bélgica e Holanda. A versão brasileira recebeu adaptações. O busão é equipado com cozinha, quartos, banheiro e sala. Dentro do veículo, os participantes serão vigiados por câmeras 24 horas por dia.

Optamos por esse formato por ser diferente dos concorrentes. O ônibus percorre alguns estados brasileiros, o que nos dá a possibilidade de mostrar vários cenários naturais e sair do eixo Rio-São Paulo. Escolhemos cidades com no máximo 100 mil habitantes, para que a chegada do busão se transforme num evento para a população local conta Hélio Vargas, diretor de programação da Band.

O ônibus vai cruzar de Norte a Sul do país. A emissora ainda não divulga os locais por onde o veículo vai passar. Porém, o roteiro dos viajantes deve incluir os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Bahia. O certo é que, em cada parada, os participantes vão descer e realizar provas.

Assim como a maioria dos realities, o Busão do Brasil vai ter interatividade. Segundo Hélio Vargas, o público vai poder eliminar os participantes a cada semana, mas não terá interferência nas provas:

Não podemos revelar a mecânica do jogo ainda.

O apresentador também não está confirmado. A emissora faz segredo se vai escalar algum nome da casa ou se vai buscar na concorrência.

O Busão do Brasil será exibido em episódios diários de 10 a 15 minutos, na faixa noturna. Ao domingos, o reality deverá ir ao ar às 22h, com uma hora de duração.

A parceria entre Band e Endemol já deu origem a produções como É o amor e Zero bala. Esta última, com apresentação de Daniella Cicarelli e Otávio Mesquita, ficou apenas três meses no ar. Hélio Vargas afirma que a emissora vai investir no filão dos realities, como já fazem a Globo e a Record (A fazenda, Aprendiz Universitário e Ídolos).

A intenção de investir em reality faz parte de uma estratégia de programação da emissora, mas o fato é que o gênero se tornou uma tendência mundial de uns anos para cá, e com este e outros reality shows, a Band se coloca dentro desse contexto.

As inscrições para Busão do Brasil serão abertas no dia 3 de maio no site da emissora: www.band.com.br.