Em quarta semana, 'Dragão' bate a estreia de ação 'Quebrando tudo'

Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO - A animação em 3D Como treinar seu dragão voltou a liderar a bilheteria dos Estados Unidos e Canadá no fim de semana. O desenho produzido pela DreamWorks arrecadou US$ 20 milhões e já acumula US$ 158,6 milhões desde seu lançamento, há quatro semanas. Em segundo ficou uma estreia, o filme de ação Quebrando tudo, que conta a história de um adolescente viciado em histórias de super-heróis e que decide virar um deles, mas sem poderes. O filme arrecadou US $ 19,7 milhões em seus três primeiros dias.

A comédia Uma noite fora de série, com Steve Carrell e Tina Fey, ficou em terceiro, com US$ 17,3 milhões, seguida da comédia Morte no funeral, remake do filme inglês homônimo, estrelado por Chris Rock, ficou em quarto lugar, faturando US$ 17 milhões. Remake de um sucesso dos anos 80, a superprodução Fúria de titãs, que também foi lançada com em versão em 3D, caiu para a quinta posição, fechando o fim de semana com US$ 15,7 milhões.

Sucesso também no Brasil

Apesar de uma estreia decepcionante há quatro semanas, Como treinar seu dragão tem aguentado firme entre os títulos mais assistidos pelos americanos, na visão dos especialistas. O fenômeno com o longa-metragem dirigido por Dean DeBlois e Chris Sanders também vem se repetindo no Brasil: a animação fechou sua terceira semana em cartaz em segundo lugar, com uma arrecadação total de R$ 3,2 milhões; a versão 3D foi responsável por R$ 2,2 milhões desse montante.

A ordem de classificação poderá mudar após o fechamento da bilheteria oficial, na noite de segunda-feira. Foi o que aconteceu no fim de semana passada, quando Uma noite fora de série ficou em primeiro lugar na parada, por algumas horas, mas perdeu a posição para Fúria de titãs no dia seguinte. Os chefões da indústria esperavam que Quebrando tudo estreasse com renda na faixa dos US$ 25-30 milhões.

As críticas foram boas, mas a censura R, que impede que menores de 17 anos assistam ao filme desacompanhados, talvez possa atrapalhar as vendas disse David Spitz, vice-presidente executivo da distribuidora Lionsgate.

Encorajado pelo poder de sobrevivência de Como treinar o seu dragão, Spitz prevê que Quebrando tudo vai continuar no circuito por muitas semanas.

(Com agências)