Cineasta Fábio Barreto recebe alta hospitalar

Portal Terra

RIO - Internado desde o dia 20 de dezembro, quando sofreu um grave acidente de carro, o cineasta Fábio Barreto recebeu alta do hospital Copa D´Or, no Rio de Janeiro, na tarde desta segunda-feira. De acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital, o diretor do filme 'Lula, o Filho do Brasil' foi encaminhado para sua residência, em regime de home care, e vai prosseguir a recuperação ao lado da família.

Barreto apresenta um quadro neurológico de inconsciência (abre os olhos), mas sem interação com o meio exterior. Ele também porta gastrostomia (orifício artificial criado na altura do estômago) para alimentação e traqueostomia (quando um tubo permite a passagem de ar e a remoção de secreções do pulmão) para segurança respiratória, ainda segundo informações do boletim assinado pelo neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho e pelo superintendente médico da rede de hospitais D´Or, João Pantoja.

O cineasta continuará sendo acompanhado por uma equipe médica enquanto for necessário.

Fábio Barreto voltava do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, o Galeão, quando sofreu um acidente na Rua Real Grandeza, no bairro de Botafogo, Zona Sul da cidade. O cineasta dirigia uma Pajero Mitsubishi quando capotou, por volta das 23h do dia 19 de dezembro de 2009, depois de bater em uma mureta que divide a rua.

Após ser socorrido no local, Barreto foi levado sem consciência para o Hospital Municipal Miguel Couto, onde foi submetido a uma cirurgia para descompressão do crânio. Na manhã do dia seguinte, ele foi transferido para o hospital Copa D'Or.

Segundo a assessoria de imprensa do cineasta, Fábio Barreto tentara, sem sucesso, embarcar para o Piauí, onde encontraria sua mulher, a atriz Débora Kalume, com quem tem dois filhos, e participaria de um festival de cinema.