Rachel Weisz vence o Laurence Olivier de Melhor Atriz

Agência AFP

LONDRES - A oscarizada Rachel Weisz foi a vencedora na categoria melhor atriz do prestigioso prêmio Lawrence Olivier de teatro, que foi marcado pela vitória surpreendente da jovem dramaturga americana Katori Hall na categoria de nova obra teatral. Weisz foi premiada pela aclamada interpretação de Blanche Dubois em uma nova produção londrina de Um bonde chamado desejo, de Tennessee Williams, na cerimônia celebrada domingo à noite em Londres.

A atriz britânica, vencedora do Oscar de Atriz Coadjuvante em 2006 por O jardineiro fiel, dirigido pelo brasileiro Fernando Meireles, derrotou entre outras a americana Gillian Anderson famosa como a agente do FBI Dana Scully na série Arquivo X indicada por A casa de bonecas.

Outras duas estrelas de Hollywood, Jude Law (indicado a melhor ator por Hamlet) e Keira Knightley (indicada na categoria Atriz Coadjuvante por O misantropo), saíram de mãos vazias da premiação.

A surpresa da noite foi a vitória de Katori Hall, 28 anos, na categoria melhor Nova Obra Teatral com The mountaintop. Ela se tornou a primeira dramaturga negra a receber o prêmio. A peça, que fala sobre a última noite de Martin Luther King, bateu as favoritas Enron e Jerusalém. A obra, a segunda peça escrita por Hall, estreou no segundo andar de um pub de Londres antes de ser apresentado durante nove semanas no West End.

Os maiores aplausos da noite foram recebidos pela grande dama do cinema, teatro e televisão britânica Maggie Smith, que recebeu o primeiro Olivier, honorário, pela grande contribuição ao teatro.