'Expedições' inicia mais uma temporada de viagens pelo país

Paulo Ricardo Moreira , Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO - Quando Paula Saldanha lançou o Expedições, em 1995, ainda na extinta TV Manchete, não havia a abundância de programas sobre meio ambiente que existe atualmente na TV aberta e paga. A jornalista diz se sentir recompensada pelo esforço de ter mantido no ar uma produção independente que serviu de referência para outras atrações do gênero e que completa 15 anos em agosto.

Nesta terça-feira, a partir das 20h, uma nova temporada do Expedições estreia na TV Brasil. Nela, Paula e o marido, Roberto Werneck, que é biólogo e diretor do programa, percorrem novas paisagens e desvendam aspectos físicos, culturais e ambientais dos quatro cantos do país.

Nós nos sentimos dinossauros nessa área de meio ambiente. Batalhamos muito para que isso acontecesse. Na verdade, trabalhamos de forma independente há 33 anos. O primeiro programa foi o Globinho repórter, ainda na Globo. Fico feliz que esteja pipocando agora programas sobre o tema em tudo que é lugar diz Paula, que fez reportagens especiais sobre o tema para o Fantástico entre 1987 e 1992. O Expedições é referência na TV e na internet, como fonte de pesquisa.

O episódio de estreia vai mostrar a viagem de Paula Saldanha aos Lençóis Maranhenses, um dos mais belos cenários ecológicos do Brasil. Lá, a jornalista percorreu o rio Preguiças até sua foz, mostrando como vivem as comunidades pesqueiras sobre dunas móveis, e visitou o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. A equipe também sobrevoou a região.

É uma região espetacular.

No segundo episódio, que vai ao ar na próxima terça-feira, a jornalista vai abordar o tema Amazônia e aquecimento global , mostrando as queimadas na região e trazendo entrevistas com cientistas que participaram do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), da ONU.

Mostro as consequências da devastação da floresta para o clima local e para o planeta. As queimadas afetam inclusive na queda da safra de alimentos de outras regiões.

Ao longo de 15 anos, a coletânea do programa em DVD já foi lançada em 150 países. Para comemorar o aniversário da atração, Paula Saldanha prepara surpresas. Até o meio do ano, devem ser exibidos especiais sobre as grandes expedições realizadas pela equipe. Uma delas foi empreendida no rio Amazonas, até sua nascente, no Peru, em 2007. O programa também vai resgatar entrevistas com grandes personalidades, como Betinho e Darcy Ribeiro.