Esmir Filho e a atriz Alice Braga são premiados em Punta del Este

Agência AFP

MONTEVIDÉU - A produção franco-brasileiro Os famosos e os duendes da morte venceu neste domingo o 13º Festival Internacional de Cinema de Punta del Este, (140 km a leste de Montevidéu). Dirigido por Esmir Filho, o filme narra a vida de um adolescente que passa seus dias entre a virtualidade da internet e as ruas vazias de seu povoado, até que a chegada de um misterioso jovem e a possibilidade de assistir a um show do cantor Bob Dylan alteram sua perspectiva.

É um filme jovem e renovador, com uma particular sensibilidade marcada pelos tempos da internet destacou o diretor do festival, Álvaro Buela, pouco após a cerimônia de encerramento do festival.

O prêmio de Melhor Atriz foi para a brasileira Alice Braga, por seu trabalho em Cabeça a prêmio, dirigido por Marco Ricca. Assim como o filme de Esmir Filho, Cabeça ainda não estreou no circuito comercial brasileiro (ambos já foram exibidos em festivais locais).

O espanhol Eduard Fernández recebeu o título de Melhor Ator, por Tres días con la familia, do cineasta Mar Coll. O chileno Alejandro Fernández Almendras obteve o prêmio de Melhor Diretor, pelo longa Huacho.

O Festival de Punta del Este, que exibiu 80 filmes de 20 países, homenageou a atriz brasileira Glória Menezes no 50º aniversário de seu primeiro filme: O pagador de promessas, clássico de nossa cinematografia.