MEC AM apresenta programação especial preparada por crianças

JB Online

RIO DE JANEIRO - A Rádio MEC AM 800 kHz celebra o Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV - 7 de março - com uma programação especial, produzida com a ajuda de crianças. Os pequenos participam desde as reportagens até a apresentação de programas, além da criação e locução de chamadas e campanhas educativas. Durante todo o domingo, a seleção musical e temas são dedicados ao público infanto-juvenil. A emissora, que em 2008 ganhou o Prêmio Regional ICDB (Dia Internacional da Criança na Midia) da América Latina e Caribe, transmite pelo terceiro ano consecutivo sua programação especial para este dia.

Os Direitos da Criança e do Adolescente é o assunto do programa Atualidades do dia 05, com reprise no domingo. Na ocasião, as crianças debatem o assunto ao lado de Zé Zuca, apresentador da série infantil Rádio Maluca. Esta, por sua vez, será comandada, no sábado, dia 06, por Vitor Thiré, de 16 anos e Juliana do Vale, de 13. Eles recebem os cantores mirins Gabrielzinho do Irajá e Nila Clara, que canta, entre outras músicas, Aquarela, de Toquinho. Ainda nesta edição, o menino Bruno Atella Barreira, de 11 anos, lança o seu livro Cigolotim , cuja história envolve seres mitológicos e muita aventura.

No domingo, às 14h, o programa Espaço Educação fala sobre a educação infantil como um direito para todos. Para isso, conversa com o presidente do Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente, o desembargador Siro Darlan; com o professor especialista em políticas públicas, Carlos Roberto Jamil Cury; com o presidente da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar no Rio de Janeiro, Aristeo Leite; e outros especialistas. No mesmo dia, às 14h30, o Expressão Literária desvenda o universo da Monteiro Lobato. E às 22h, o Memória Viva apresenta as canções de filmes clássicos da Walt Disney.

A Rádio MEC AM transmite ainda, durante todo o dia, programas produzidos por crianças de comunidades e escolas públicas de outras rádios de todo o Brasil, além de um especial apresentado por crianças sobre o tema desta edição.

Todos os direitos para todas as crianças vai ao ar em dois horários: às 10h e às 17h.

(Com informações da Assessoria de Imprensa)