Gibi do Super-Homem é leiloado por U$ 1 milhão

Agência AFP

NOVA YORK - Um exemplar da primeira história em quadrinhos do Super-Homem, publicada em 1938, foi leiloado na segunda-feira em Nova York pelo preço recorde de um milhão de dólares, informou o site especializado ComicConnect.com.

A revista "Action Comics N°1", que valia 10 centavos de dólar em junho de 1938, mostra o homem de aço levantando com seus braços um carro verde e arremessando-o contra uma rocha, enquanto os transeuntes fogem assustados.

O recorde anterior para um gibi havia sido alcançado em março do ano passado por um exemplar idêntico, mas em pior estado de conservação, que foi vendido por 317 mil dólares.

- Este exemplar pertenceu a um colecionador particular por mais de 15 anos, e foi adquirido por outro particular - explicou o comunicado. O vendedor também havia comprado a revista em um leilão, por 150 mil dólares.

- É o Santo Graal dos gibis - declarou Stephen Fishler, especialista em quadrinhos e fundador da metropoliscomics.com.

- Antes da Action Comics N°1, os homens não voavam e os super-heróis não existiam - acrescentou.

Uma centena de exemplares da "Action Comics N°1" ainda estão em circulação, mas apenas dois - entre eles o que foi leiloado na segunda-feira - estão em bom estado, de acordo com o site.

O Super-Homem, com seus superpoderes, seu traje azul e capa vermelha, foi imaginado por dois adolescentes americanos, Jerry Siegel e Joe Shuster, nascidos em Cleveland (Ohio, norte).

Segundo "Overstreet Price Guide to Comic Books", guia de avaliação de gibis antigos, o "Action Comics N°1" lidera a lista de obras mais procuradas, seguida pela "Detective Comics N° 27", de 1939, que marca a primeira aparição de Batman.