Remake de cultuada série dos anos 60 estreia no canal HBO

Paulo Ricardo Moreira, Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO - Imagine um lugar no meio do deserto, onde todos só se conhecem por números e de onde não se consegue escapar. É nesse ambiente misterioso que se passa a ação de The prisoner (O prisioneiro), nova minissérie do HBO que estreia no próximo domingo. Estrelado por Jim Caviezel (O conde de Monte Cristo e A paixão de Cristo) e Ian McKellen (O senhor dos anéis, X-Men), o programa é um remake da cultuada série britânica homônima dos anos 60.

Coproduzida pela AMC e ITV Productions, The prisoner mistura elementos de ficção científica, drama psicológico e suspense. Em seis episódios, a minissérie conta a história de um homem que aparece inexplicavelmente em um lugar chamado A Vila. Sem saber como chegou lá, ele começa a explorar o entorno e descobre que os moradores desse estranho lugar só se identificam por números, não por nomes, além de não serem tão confiáveis como podem parecer.

Jim Caviezel vive o personagem Seis, o protagonista. Enquanto Ian McKellen interpreta Dois, a autoridade máxima de A Vila e principal adversário de Seis. Ao longo dos episódios, o protagonista tenta descobrir como foi parar no misterioso lugar e encontrar um meio de voltar a Nova York. Mas é claro que Dois faz tudo para impedi-lo. Em suas tentativas de fuga, o protagonista acaba conhecendo outras pessoas que, como ele, acreditam que existe outra realidade fora de A Vila.

Filmagens na Namíbia

A minissérie estreou em 15 de novembro de 2009 no canal a cabo AMC, nos Estados Unidos. Com significativas mudanças em relação ao programa original, a produção foi filmada em 2008, durante 18 semanas, no deserto de Swakopmund, na Namíbia a série foi gravada em Gales. O elenco conta ainda com Ruth Wilson, como 313; Hayley Atwell, como Lucy; Lennie James, como 147; e Jamie Campbell Bower, como 11-12.

O produtor Trevor Hopkins chegou a convidar Patrick McGoohan, criador, roteirista e protagonista da série original, para fazer um papel na minissérie. Mas McGoohan, que morreu em janeiro do ano passado aos 81 anos, não aceitou.

Produzida em 1967, a série O prisioneiro tem 17 episódios e segue a trajetória de um ex-espião britânico que é sequestrado de sua casa e levado para um local desconhecido, A Vila. Lá, ele passa a ser chamado de Seis e a autoridade local, Dois, tenta descobrir por que o agente deixou o Serviço Secreto.