Anunciada nova câmera para captar 3D

Portal Terra

NOVA YORK - Executivos responsáveis pelas salas Imax nos Estados Unidos anunciaram a criação de uma nova câmera capaz de captar movimentos 3D e levar a indústria do cinema e da TV para uma nova "dimensão", como disseram nesta quinta-feira.

A tal câmera, cujos detalhes tecnológicos não foram revelados, estará disponível para os grandes estúdios a partir de 2011. Além disso, a empresa pretende se unir às corporações Discovery Communications e Sony para lançar um canal a cabo que só passará produções em 3D.

O anúncio coincide com o estrondoso sucesso da superprodução 'Avatar', que em 20 dias tornou-se o segundo filme mais bem-sucedido da história, com uma bilheteria estimada em US$ 1,14 bilhão e com um apelo fortísimo para as exibições no formato.

Greg Foster, presidente do Imax, disse que a criação da câmera veio com a crescente demanda do público por tecnologias em 3D e o grande interesse dos estúdios em filmar produções do gênero nos últimos 18 meses. Vale ressaltar, que os lucros do Imax cresceram consideravelmente em 2009, especialmente com a construção de novas salas em outros países - incluindo aí o Brasil - e, principalmente, pela estreia de 'Avatar'.