Fábio Barreto tem melhora 'vagarosa', diz hospital

Portal Terra

RIO - O cineasta Fábio Barreto, que sofreu um acidente de carro no último sábado, continua internado na UTI neurológica do hospital Copa D´Or, no Rio de Janeiro, em estado grave, porém estável. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, o caso dele é de melhora 'vagarosa'.

- Neste caso, quanto mais estável e sem evolução, melhor. O que não pode é piorar - disse a assessoria.

Ainda segundo a assessoria, não houve alteração no quadro do paciente desde a tarde de segunda-feira. Os médicos estão controlando a pressão intracraniana e sanguínea de Barreto, que continua se alimentando por sonda, respira por aparelhos e está sedado. Só daqui a dez dias a sedação poderá começar a ser diminuída.

Fábio Barreto também será submetido diariamente a tomografia, como exame de rotina, para monitorar seu estado de saúde.

O diretor do filme 'Lula, o Filho do Brasil' já passou por três cirurgias desde o acidente. Na madrugada de domingo, ele foi operado ainda no Hospital Municipal Miguel, antes de ser transferido para o Copa D´Or. Já nesta segunda, Barreto foi submetido a uma cirurgia para a introdução de um cateter de 2mm no ventrículo cerebral, com a finalidade de drenar parte do líquido acumulado e assim diminuir a pressão intracraniana, e posteriormente ao procedimento de traqueostomia (pequeno corte na traqueia para posicionamento de tubo ventilatório, substituindo o tubo oral) para facilitar ventilação mecânica prolongada.

Fábio Barreto sofreu um acidente de carro por volta das 22h50 deste sábado no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. O cineasta, de 52 anos, foi socorrido no Hospital Municipal Miguel Couto e posteriormente transferido para o Hospital Copa D'Or.