REUTERS
LOS ANGELES - A cantora country e pop Taylor Swift desbancou Michael Jackson no American Music Awards, no domingo, levando para casa cinco prêmios, incluindo o de artista do ano.
A expectativa era que Michael Jackson fosse o grande vencedor, mas ele acabou com quatro troféus. O prêmio de artista do ano, o último dado na cerimônia, foi uma disputa apertada entre ele e Taylor Swift.
Entre outros artistas a receberem mais que um prêmio estiveram o cantor de hip-hop Jay-Z e o grupo Black Eyed Peas, com dois prêmios cada.
Swift, de 19 anos, também foi considerada a melhor artista mulher nas categorias pop/rock e country e a melhor artista adulto-contemporânea. Seu álbum "Fearless", de 2008, que teve as maiores vendas deste ano nos Estados Unidos, foi considerado o melhor álbum de country.
A cantora agradeceu os prêmios ao vivo, via satélite, desde o backstage da Wembley Arena, em Londres, onde vai se apresentar nesta segunda-feira.
- Em última análise, a música não tem nada a ver com competição - disse Swift depois de receber o prêmio de artista do ano. Ela declarou que foi uma "honra inimaginável" ser citada na mesma categoria que Michael Jackson, cuja família recebeu os prêmios dados a ele.
Jackson foi premiado como melhor artista masculino nas categorias pop/rock e soul/R&B, enquanto sua coletânea de sucessos "Number Ones", de 2003, foi premiada como álbum favorito nessas duas categorias. O álbum é o segundo mais vendido deste ano nos Estados Unidos.
Seu irmão Jermaine, acompanhado de seus filhos Jeremy, Jaafar e Jermajesty, recebeu o prêmio em seu nome. Em dado momento, Jermaine agradeceu a Alá "por ter abençoado toda minha família".