Livros & Trilhos completa 1 ano no Metrô com 6 mil livros emprestados

JB Online

RIO - A biblioteca Livros & Trilhos da estação Siqueira Campos do Metrô do Rio completa 1 ano no dia 26 de novembro e comemora o sucesso: a unidade contabiliza 844 sócios, que já emprestaram cerca de 6,3 mil livros. Esse público é formado por 305 homens e 539 mulheres, como a aposentada Eny Rachel Fonseca de Araújo, 75 anos. Um dia, enquanto passava pela estação, curiosa, encantou-se e logo se associou.

- A minha mãe gosta muito de ler. Sempre que ela usa o metrô empresta livros de romance, o gênero que ela é apaixonada - conta a filha Vivian Araújo Martins, 33 anos, advogada, que também se associou para poder pegar livros para a mãe. - Ela passa a tarde toda lendo livros. Nem liga a televisão - revela Vivian. Os livros de Nora Roberts e Sidney Sheldon são os mais retirados por elas.

Assim como Eny, a secretária Claudia Rodrigues Moreira, 44 anos, também gosta muito da romancista Nora Roberts. Mas, foi O Recurso, de John Grisham, o último livro retirado por ela.

- Trata-se de um livro sobre o universo da justiça. Muito bom - comenta. Claudia já conhecia a Livros & Trilhos da estação Central - que completará 3 anos no próximo dia 13 de dezembro -, mas como trabalha em Copacabana, optou em se associar na estação Siqueira Campos.

- A biblioteca está bem no meio do meu caminho - conta. - Espero que o projeto se expanda por todo o metrô do Rio - diz Claudia.

A administradora Rosângela Guimarães de Paula, 46 anos, é usuária do metrô e passa todos os dias pela estação Siqueira Campos no trajeto de casa para o trabalho.

- Logo que a unidade inaugurou, eu resolvi me associar - conta. O Caçador de Pipas, de Khaled Hosseini; A menina que roubava livros, de Markus Zusak; e Anjos e Demônios, de Dan Brown estão entre os títulos retirados por Rosângela. - Com os preços altos dos livros, seria impossível para mim, ler esses best-sellers - explica Rosangela sobre a importância da Livros & Trilhos.