Woody Allen ganha mostra completa no Rio e em São Paulo

Portal Terra

RIO - Fãs de Woody Allen terão uma oportunidade única de assistir no cinema a todas as obras do diretor que melhor soube brincar com as paranoias emocionalmente urbanas nossas de cada dia. O Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro e de São Paulo vão projetar em tela grande os 40 longas-metragens do cineasta na mostra 'A Elegância de Woody Allen', incluindo aí o inédito 'Tudo pode dar certo'.

No Rio de Janeiro, a programação começa nesta quinta-feira e em São Paulo a mostra dá partida no dia 18 de novembro. Produções das quais Allen participa como roteirista e/ou ator, além de outras que foram feitas em homenagem a ele, também integram a mostra. Além dessas projeções, dois debates e um curso em cada cidade serão realizados.

Ao final da mostra, será produzido um catálogo dividido em duas partes: a primeira trará uma análise completa, filme a filme, de toda a filmografia do cineasta. Na segunda, uma análise de suas várias personalidades.

Destaque na programação para Meetin'WA, média-metragem de 1986 em que Jean-Luc Godard revê o neurótico cineasta americano, e o filme Wild Men Blues, sobre a turnê da banda de jazz de Allen.

Além, claro, dos grandes clássicos de Woody Allen: Manhattan (1979), Zelig (1983), A Rosa Púrpura do Cairo (1985), Tiros na Broadway (1994) e Match Point - Ponto Final (2005), este último marcando o momento em que Allen direciona suas histórias por estradas mais densas.

A programação completa do Rio de Janeiro já está disponível no site www.bb.com.br/cultura. As exibições em São Paulo ainda estão sendo definidas.