Jornal do Brasil
RIO DE JANEIRO - Começa, a partir nesta quinta-feira, a quinta edição do Fórum das Letras de Ouro Preto, promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto, na cidade histórica mineira. Este ano, as atividades literárias, com destaque para a realização de debates, oficinas e lançamento de livros, vão focar no tema Biografia, ficção e história .
Participam do evento autores ligados ao assunto, como Ruy Castro, Heloisa Seixas, Mary Del Priore, Frei Betto e João Moreira Salles, entre outros. Logo na abertura, às 14h30, o debate Música e Poesia: som, corpo e matéria da palavra vai reunir os músicos Paulinho Moska e Arnaldo Antunes e o poeta ouro-pretano Guilherme Mansur.
A biografia é atualmente um dos gêneros mais lidos no Brasil explica a escritora e pesquisadora Guiomar de Grammont, diretora do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da UFOP e criadora do evento. Tem a ver com o vício da espetacularização do indivíduo, mas isso não o impede de ser uma forma muito privilegiada de conhecimento da história, contada de forma leve e agradável, permeada pela opinião do biógrafo.
Aproveitando as comemorações do Ano da França no Brasil, o Fórum trará autores do país, como Stephane Audeguy (que abordou de forma periférica o gênero da biografia em O filho único, sobre o irmão de Jean-jacques Rousseau), além do historiador François Dosse e da editora Anne-Marie Métailié
Pela primeira vez, o evento contará com a montagem de um espaço especialmente direcionado para o público adolescente. O Fórum Jovem, como foi batizado, acontece nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, e terá a participação de Guilherme Fiuza, Arthur Aguilar, Leandro Müller e Newton Cannito, que aproveitará a oportunidade para fazer o lançamento de seu novo livro, Novos monstros.
Já havia o Forum das Letrinhas, voltado ao público infantil e resolvemos ampliar para o adolescente explica Guiomar. O espaço foca questões práticas: como fazer um roteiro, fotografar, e outras experiencias práticas, que se direcionam para curiosidades naturais da adolescência.