Disney faz campanha pesada para divulgar novo filme natalino

JB Online

ESTADOS UNIDOS - O estúdio Walt Disney Pictures está fazendo uma campanha pesada para promover seu novo filme natalino, Os Fantasmas de Scrooge, que estreia nos cinemas americanos no dia 6 de novembro e deve ficar em cartaz até o final de dezembro.

Segundo informações do jornal The New York Times, Os Fantasmas de Scrooge tem ações promocionais gigantescas em mais de 40 cidades. Em Nova York, um trem de cinco vagões foi inteiramente decorado para promover o filme. A Disney ainda prepara premières mundiais com direito a neve falsa e decorações tipicamente natalinas.

Na internet, as ações promocionais vão ainda mais longe. Já é possível baixar aplicativos para iPhones e computadores pessoais, jogos no website oficial e até uma árvore de Natal interativa que pode ser decorada com os elementos do filme.

Adiciona-se também propagandas em todos os canais da TV aberta americana e britânica. Segundo rumores, Os Fantasmas de Scrooge custou cerca de US$ 175 milhões, valor tão alto que pode ser um risco grande, se vier a ser um fracasso.

E a indústria cinematográfica dos EUA não está otimista. Os Fantasmas de Scrooge traz Jim Carrey no papel de vários personagens e o diretor Robert Zemeckis no comando. Mas nem a dupla de filmes de sucesso trouxe otimismo, pelo simples fato de que o conto A Christmas Carol, que inspira o filme, já teve mais de cinquenta adaptações para o cinema - sem contar outras dezenas para a televisão.

Se o público gostar do longa, a Disney pretende lançá-lo anualmente, com novas campanhas de marketing e materiais inéditos em DVD, como a Warner faz todo mês de novembro com o filme O Expresso Polar, também de Zemeckis.