'Antes que o mundo acabe' abre Festival do Amazonas

Carlos Helí de Almeida, Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO - A floresta tropical brasileira volta a servir de cenário para a do Amazonas Film Festival, que chega à sexta edição renovando o desejo de transformar Manaus em capital dos filmes com espírito de aventura. A contenda desse ano será aberta com a exibição, em caráter hors concours, de Antes que o mundo acabe, produção gaúcha dirigida por Ana Luiza Azevedo, que já desfilou suas qualidades por festivais como o de Paulínia (São Paulo) e do Rio. Mas os manauaras terão o privilégio de receber dezenas de outros títulos internacionais ainda inéditos no Brasil, como a produção americana The road, de John Hillcoat, estrelada por Viggo Mortensen e Charlize Theron, que concorreu ao Leão de Ouro no Festival de Veneza.

As opções de filmes e convidados é desenhada pela Public System, a metade francesa da organização do evento. Quem bate o martelo sobre a programação, no entanto, é Robério Braga, secretário de Cultura do estado. Ele funciona como diretor geral da maratona, que em 2009 se realiza entre os dias 2 e 12 de novembro.

Lista de celebridades

Reconhecemos que Antes que o mundo acabe é um filme urbano, mas o grande problema das cidades brasileiras hoje é desconhecer o que seja urbano. Manaus será uma das cidades-sede da Copa de 2014, e temos planos para aparelhá-la para isso.

Filmes como o da Ana Azevedo ajudam a explicar como a metrópole vive e se conforma com as várias cidades que existem dentro dela justifica Braga. A linguagem do cinema é dinâmica, favorece o desenvolvimento de uma consciência crítica. E, finalmente, decidi pelo filme da Ana porque ele dá uma matiz nacional ao festival, senão fica com cara de importado. O que interessa é uma mostra que dialogue com vários outros cinemas.

Os filmes da competição de ficção

City of life and death

Lu Chuan (Hong Kong/China)

Frontier blues

Babak Jalali (Iran/Inglaterra)

Garimpeiro

Mar Barrat (França)

Em teu nome

Paulo Nascimento (Brasil)

Samson & Dalilah

Warwick Thornton (Austrália)

The gift to Stalin

Rustem Abdrashov (Kazaquistão)

The road

John Hillcoat (EUA)

Whisper with the wind

Shahram Alidi (Iraque)