Mesmo morto, Kurt Cobain é censurado no YouTube

Darius Roos, Portal Terra

LOS ANGELES - Segundo reportagem do site Destructoid, a distribuidora de videogames Activision, proprietária da série Guitar Hero, retirou do seu canal no site Youtube todos os vídeos que mostravam o cantor Kurt Cobain como personagem de Guitar Hero 5.

A distribuidora retirou os vídeos oficiais que continham mensagens de copyright, direitos autorais etc. Mas ainda há outros vídeos com as performances de Cobain.

Por que retirar os vídeos?

A atriz e cantora Courtney Love, viúva de Cobain, que foi líder vocalista do Nirvana, entrou na justiça contra a Activision. Love diz que deveria ser consultada a respeito do uso da imagem do artista. Seria algo legítimo, se ela não tivesse sido consultada.

Ocorre que Love não somente foi consultada, como também ajudou na produção, enviando fotos e vídeos, inclusive gravações inéditas, para que os desenvolvedores pudessem construir a versão virtual de Cobain. Sim, Love ajudou a construir o avatar (a versão virtual) do ex-marido, e indicou Smells Like Teen Spirit para marcar a estréia virtual de Cobain... E assim foi feito (veja vídeo no link).

...

Veja vídeo aqui!

https://www.youtube.com/watch?v=IpkiFe6lFHs

...

E o jogo foi lançado em setembro, e agora ninguém sabe "o que se passa" entre Love, Activision e todos mais.

...

Há três anos a companhia Activision negociava a permissão para o uso da imagem de Kurt Cobain, o que incluía obter as autorizações de Love, viúva do cantor, e de Dave Grohl, da gravadora de músicas Universal.

Cobain e mais quatro

O avatar do legendário Kurt Cobain veste uma camiseta baseada no modelo Frog, de Daniel Johnston, popularizada pelo cantor em seus shows e turnês.

Os outros artistas principais do jogo musical são Shirley Manson (Garbage), Matthew Bellamy (Muse), Carlos Santana (Santana), e ainda Johnny Cash. Aliás, como estão vivos, eles próprios contribuíram para a construção de seus avatares, visitando os estúdios e participando de sessões de fotografia, de filmagens e de capturas de movimento para que suas versões virtuais não somente se parecessem, mas se movessem como os artistas reais.

Kurt Cobain

Ex-líder da banda grunge Nirvana, é um dos cinco artistas protagonistas de GH5. Cobain, que morreu vítima de overdose há 15 anos, foi selecionado por representar "o que há de melhor no gênero musical grunge", segundo a distribuidora Activision.

Duas músicas do grupo, Smells Like Teen Spirit e Lithium, estão na trilha sonora. Aliás, a faixa Lithium é "uma gravação ao vivo inédita, nunca antes disponibilizada ao público", diz Tim Riley, vice-presidente de relações musicais da companhia.

- Kurt Cobain é um dos mais reconhecidos líderes da história do rock 'n' roll e é uma honra termos duas obras-primas do (grupo) Nirvana em Guitar Hero 5 - declara Riley.

- Esta é a primeira vez que a gravação original de Smells Like Teen Spirit é licenciada para um produto de entretenimento e estamos orgulhosos de oferecer, com exclusividade, aos fãs de Guitar Hero o acesso a uma versão inédita de Lithium - conclui o executivo.

Não foi em vão a escolha de Cobain para protagonizar GH5. Em 8 de abril de 2009, completaram-se 15 anos da morte de Kurt Cobain, cujo corpo foi encontrado na cidade de Seattle, Estados Unidos. Quer mais? Em 2009 comemoram-se 20 anos do nascimento da banda e de Bleach, seu primeiro álbum gravado em estúdio.