Wagner Tiso abre comemoração dos 40 anos da calçada da fama de Ipanema

JB Online

RIO - Neste domingo (16/08), o músico e compositor Wagner Tiso grava suas mãos na 80ª placa de cimento da Calçada da Fama de Ipanema, que já homenageou diversas personalidades nacionais e internacionais. Na ocasião, o músico também será homenageado por admiradores e amigos, que tocarão o piano de cauda colocado sobre a calçada da Livraria Toca do Vinicius, localizada na Rua Vinícius de Moraes, 129. O evento, que começa às 19h30, abre a semana de comemorações dos 40 anos de construção do Monumento de Mãos Calçada da Fama de Ipanema.

A semana de comemorações promete mais emoções com o registro das mãos da jovem cantora Kay Lyra (dia 18/08), filha de Carlos Lyra e Kate Lyra, que fará recordar um momento histórico. Há exatos 40 anos, a também jovem cantora Maria Bethânia gravou suas mãos na primeira placa. Deixarão, ainda, seus registros o craque da seleção brasileira de futebol de 1970, "furacão da copa" Jairzinho (dia 20/08) e a atriz Márcia Lessin (dia 23/08), que fez o papel de Garota de Ipanema no filme de Leon Hirzman(1967).

MONUMENTO DE MÃOS CALÇADA DA FAMA DE IPANEMA

As personalidades o consagraram

O Monumento de Mãos Calçada da Fama de Ipanema nasceu em 1969 e é parte integrante, hoje, do Projeto 'Bossa Nova-Ipanema-Rio' do Centro de Referência da Bossa Nova, idealizado pelo Prof. Carlos Alberto Afonso, dono da Toca do Vinicius. Sediado no 2º piso da livraria, o Centro de Referência surgiu em 2008 - ano do cinquentenário da Bossa Nova. Desde então, informa Carlos Afonso, já foram gravados outros 79 pares de mãos representativas de três gerações e distribuídas por diferentes segmentos de atividades.

Compositores, intérpretes e músicos brasileiros notáveis, como: Pixinguinha, Braguinha, Marlene, Emilinha Borba, Elis Regina, Paulo Cesar Pinheiro, Aldir Blanc, Moacyr Luz, Juca Chaves, Paulinho Tapajós, Leny Andrade, Johnny Alf, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Nelson Sargento, João Donato, Os Cariocas, Quarteto em Cy, Os Mutantes, Pery Ribeiro, Jorge Goulart, Miltinho, Tito Madi, Helena de Lima, Victor Biglione, Billy Blanco, Toquinho, Chico Buarque, Elizete Cardoso, Oscar Castro Neves e outros, além de conhecidos e Internacionais amigos de nossa música, como Henri Salvador, Georges Moustaki e Toots Thielemans.

Também atores e atrizes do teatro e do cinema estão perpetuados na Calçada da Fama de Ipanema: Zezé Motta, Tônia Carrero, Jardel Filho, Grande Otelo, Paulo Gracindo, Sérgio Cardoso, entre outros. Na televisão, por Aerton Perlingeiro e Chacrinha. E outros destaques como os poetas Vinicius de Moraes e Ferreira Gullar, os jornalistas e escritores Ruy Castro, Fausto Wollf e Artur da Távola, a assistente social Benedita da Silva, o enxadrista Mequinho, as Garotas de Ipanema Leila Diniz e Helô Pinheiro, o arquiteto Paulo Casé e os atletas Zico, Roberto Dinamite, Nilton Santos e Bellini.