ASSINE
search button

Tiago Santiago vai indicar contratações para o elenco do SBT

Compartilhar

Paulo Ricardo Moreira, Jornal do Brasil

RIO - Novo contratado do SBT, o novelista Tiago Santiago conta que deixou a Record porque seu trabalho e sua consultoria não eram mais valorizados como antes. Com uma proposta de Silvio Santos que diz ser irrecusável, ele fez alguns pedidos para permanecer na antiga emissora. Como não foi atendido, concluiu que seu prestígio caíra e que era hora de sair. Nesta entrevista, Santiago revela ainda que vai controlar o orçamento para a contratação de atores para sua primeira novela no SBT, cuja sinopse entrega no fim de agosto, e rebate as críticas à saga dos mutantes.

Como foi este namoro com o SBT?

- Começou em 2005, quando o Herval (Rossano, diretor, já morto) foi para lá. Na época, optei por continuar na Record, porque estava bombando com Prova de amor, atingindo picos e até médias bem acima de 20. Com o fim dos Mutantes, tinha que rediscutir minha base salarial, parado, já que estava há anos sem sair do ar, com premiações por audiência, sem reposição de inflação. Fiz vários pedidos para continuar na Record, como por exemplo: respeito aos ganchos e estrutura do capítulo; melhor divulgação para as novelas e os artistas. Mas, infelizmente, minha consultoria e meu trabalho não foram valorizados como eu achava que deveriam. A Record provocou uma guerra com o SBT, com a saída do Gugu, e um amigo avisou a um conhecido do Silvio Santos que era a hora perfeita para falar comigo. Ele me ligou e fez proposta muito melhor do que a da Record, que não cobriu a oferta dele. Por isso, saí.

A proposta do SBT, então, era irrecusável? Foi o que o convenceu a mudar?

- Senti que meu prestígio era decrescente, em vez de crescente, como eu gostaria. Estava num momento em que precisava me sentir mais valorizado como profissional.

Além de escrever novelas, você vai ser uma espécie de consultor da teledramaturgia?

- Não vou ser consultor, a não ser informalmente, quando solicitado. Fui contratado para escrever o equivalente a quatro novelas de 180 capítulos ou três de 240, até 2013.

Você já tem ideias de temas para a novela? Pode adiantar?

- Tenho ideias, sim. Mas não posso adiantar nada ainda.

Você vai indicar a contratação de novos atores para o elenco do SBT, especialmente para sua novela?

- Sim. Silvio Santos me prometeu que vou poder manejar o orçamento da minha novela, e todos já sabem que vou fazer bom investimento em elenco.

Existe a possibilidade de você assumir o texto ou mesmo colaborar com Íris Abravanel em 'Vende-se um véu de noiva'?

- Não. O que foi combinado com o Silvio é que vamos trabalhar em novelas diferentes. Eu a conheci e tive ótima impressão dela. Íris Abravanel foi muito inteligente ao usar Vende-se um véu de noiva como base para sua história, que está começando e ainda pode surpreender, subindo na audiência.

Foi mais cansativo ou prazeroso fazer essa última parte da trilogia dos mutantes?

- Foi sempre prazeroso, porque amo o que faço, e também foi muito cansativo, porque dá trabalho. Chegando quase aos 600 capítulos, ficou mais cansativo, especialmente porque minha consultoria não estava mais sendo prestigiada. Por exemplo: pedi para começar a novela 20 ou 30 minutos mais tarde, sempre depois de 21h30, para fugir parcialmente à concorrência com Caminho das Índias, e não fui atendido. Não é fácil ficar com uma novela dois anos no ar.

Houve várias críticas à trama (inverossimilhanças, personagens inspirados em outros de cinema e HQs etc). O que você acha de tudo que foi dito sobre a novela?

- É difícil cobrar verossimilhança de uma trama de universo fantasioso, em que seres humanos mutantes têm superpoderes. Os personagens são inspirados em mitos e lendas muitas vezes recorrentes, além das inspirações mais próximas e assumidas por mim, como A Ilha do Doutor Moreau, de H.G.Wells; Viagem ao centro da Terra, de Julio Verne; e a qualidade do trabalho fantástico de Monteiro Lobato e Stan Lee. Houve os que amaram e os que odiaram. Estes últimos, muitas vezes, não viram e criticam assim mesmo. Podem criticar à vontade. O fato é que entrou para a história da TV. Aposto que não será esquecida. Ajudou a fazer a cabeça de toda a nova geração. Dou graças a Deus por ter tido as oportunidades de fazer o que fiz nesta novela.

Quando acabar seu contrato com o SBT, se a Globo, sua primeira casa, fizer uma bela proposta, você vai?

- Assinei até 2013. Depois disso, durante dois anos, o SBT ainda terá prioridade sobre qualquer outra emissora. Espero contribuir para que volte rapidamente ao segundo lugar no ranking.