Presidente do grupo Olodum lembra visita do cantor ao Pelourinho

Taiá Tocha, JB Online

DA REDAÇÃO - Em 51 anos incompletos, Michael Jackson teve poucos contatos com a música brasileira, um episódio que certamente ficará marcado na memória dos brasileiros: a gravação do clipe da música They don't care about us, rodado em 1996 na Ladeira do Pelourinho, em Salvador (BA), com a percussão poderosa do grupo Olodum e no Morro Santa Marta. João Jorge, presidente do grupo, conta que a ideia partiu dos próprios baianos:

Estivemos em Nova York em 1990 para um show com o Paul Simon e, como éramos fãs do Spike Lee, fomos à loja de vídeos, roupas e outros itens e felizmente encontramos o cineasta lembra. Contamos sobre nosso trabalho, o convidamos para ir à Bahia e na mesma hora ele disse que viria.

Seis anos depois, viria um contato inesperado:

Ele ligou para o grupo dizendo que queria nos visitar e fazer um clipe do Michael Jackson no coração da cidade rememora.

Os produtores do músico enviaram a fita com a música gravada apenas uma semana antes da gravação, e coube ao percussionista Neguinho do Samba compor a música:

O Neguinho fez a música em um dia, e quando o Michael e Spike chegaram nós apresentamos e de cara gostaram conta João.

O acontecimento reuniu 215 percussionistas e uma multidão na ladeira, que foi contida pela polícia para a gravação, que durou um dia inteiro, já que o cantor, perfeccionista, regravou o clipe várias vezes.

Foi muito importante para o Olodum, nos projetou. Lamentamos profundamente a morte de Michael, mas para nós ele morreu apenas fisicamente, continua vivo em espírito, assim como Ray Charles e outros grandes nomes da música internacional.