Braulio Lorentz, Jornal do Brasil
RIO DE JANEIRO - Paulo Vilhena comanda 'Jogo duro' e debuta como apresentador global
É um Paulo Vilhena repaginado que comanda Jogo duro, reality show que a Rede Globo estreia hoje às 23h10. Quem está acostumado ao visual surfista do galã na novela Três irmãs, a última estrelada por ele, vai se assustar com a barba no rosto e o novo figurino. Para muitos, a nova empreitada soa como novidade na carreira do ator santista de 30 anos, mas não é bem assim.
Já tive duas experiências que me dão certo respaldo para este trabalho recorda Vilhena. Foi no Vídeo show e no programa Tribos, do Multishow. No primeiro, fiz reportagens em alguns estados, com artistas e pessoas anônimas. E no Tribos tínhamos turmas determinadas para conhecer. Era um programa mais autoral que ajudei bastante na realização e na criação.
Com direção de núcleo de JB Oliveira, o Boninho, e direção geral de Roberto Naar, Jogo duro apresenta oito participantes numa disputa por prêmios de até R$ 30 mil. Para colocarem o dinheiro no bolso, competem em provas de ação em que sorte, equilíbrio emocional e agilidade são fundamentais. Os perrengues são registrados em ambientes de uma fábrica abandonada de mil metros quadrados, na Central Globo de Produção, em Jacarepaguá.
Fã de reality shows
Era uma vontade minha voltar a apresentar e acho muito importante para a minha carreira assumir uma responsabilidade como essa comemora o apresentador.
O sucesso do Big Brother Brasil, que este ano apresentou sua nona edição, faz Vilhena tentar explicar o porquê de o formato ter dado certo no Brasil. O investimento de outras emissoras no segmento, como a Rede Record e seu A fazenda, no ar com celebridades confinadas, também é exemplo da força dos reality shows; assim como o retorno de No limite, previsto para estrear no segundo semestre na grade da Globo.
Os formatos são interessantes e gosto de observar as relações dos participantes, que estão isentos de tudo o que é externo opina.
Vilhena não é fã apenas de fórmulas de disputa e roteiros. Ele garante que sempre esteve de olho nos apresentadores das atrações.
Gosto muito do Pedro Bial porque ele é engajado, estuda o programa e respeita e é respeitado pelos participantes derrete-se. André Marques é irreverente e tem o pensamento rápido, o que é importante, principalmente num programa ao vivo. Luciano Huck também é inteligente e muito boa praça. E o Fausto Silva é aquele amigo que a gente sempre faz questão de ter por perto e acompanhar as ideias.
Sem citar em qual estilo pretende mirar, Vilhena conta que ainda está se inspirando no programa para encontrar o seu jeito de comandar o Jogo duro. A motivação para a mudança de visual, revela o apresentador, nada teve a ver com os conselhos de Boninho ou coisa que o valha.
Não foi um pedido do Boninho, não garante. Na verdade, quando acabei de gravar Três Irmãs, deixei a barba crescer por pura preguiça de fazê-la e acabou dando esse visual novo que vou aproveitar para o trabalho.
E, mesmo sendo trabalhos diferentes, quais aprendizados como ator pretende usar agora como apresentador?
Ajuda pela familiaridade com as câmeras. Jogo duro vai trazer um pouco mais da minha seriedade. Meu papel é ser o mediador entre participantes e o público conta.
Ao ser perguntado se foi necessária alguma preparação vocal ou outra aula para saber como comandar melhor o programa, Vilhena foi curto na resposta e deixou apenas um Não , sem mais justificativas.
O apresentador é o responsável por mostrar o lugar de cada combate e detalhar as regras aos participantes e ao público. A condução dos competidores nos ambientes da mesma forma é da alçada de Vilhena, que também os recebe no fim de cada etapa. O ator contabiliza as pontuações dos concorrentes e anuncia os dois eliminados das peleja.
A cada domingo, oito jogadores passam por quatro provas. São sempre três competições eliminatórias por programa, em ambientes diferentes da fábrica; e uma final, que será disputada dentro de uma velha casa de máquinas.
Modelo, aposentada, doméstica, músico e professores disputam
Os oito primeiros participantes de Jogo duro têm idades entre 18 e 70 anos. Uma modelo, uma aposentada, um músico, uma empregada doméstica, um professor de futevôlei e outro de capoeira disputam os desafios no primeiro domingo de atração.
As três provas da primeira edição acontecem em espaços diferentes: laboratório, esgoto e galpão. É eliminado o participante que reúne a menor quantia de pontos e ainda o último a sair do ambiente da prova. Os vencedores são aqueles que acumulam a maior soma em dinheiro no decorrer dos combates. A classificação depende apenas do desempenho.
Dois finalistas competem na prova final e buscam coletar a maior quantidade de cédulas possível. O vencedor fica com quanto for arrecado por todos jogadores durante o programa. O segundo colocado leva a quantia que ele e o ganhador juntaram na última etapa.
As primeiras imagens de Jogo duro deixam clara a ligação com esportes radicais: os participantes escalam torres e são arremessados. Levando em conta as provações dos concorrentes, pode-se afirmar que se o novo reality show não passar o bastão para o Domingo maior (explosiva sessão de filmes que vem na sequência) com o Ibope nas alturas; a adrenalina, pelo menos, vai estar.