Leo Gandelman celebra 21 anos de carreira solo no DVD "Sabe você"

Tárik de Souza, Jornal do Brasil

RIO - O saxofonista Leo Gandelman celebra seus 21 anos de carreira solo a bordo do DVD Sabe você, quinta-feira, no Oi Casa Grande. Participam Carlos Lyra (Sabe você), Milton Nascimento (Para Lennon & McCartney, Por causa de você, Clube da Esquina 2) e Bárbara Mendes (Aos pés da cruz e Pra machucar meu coração).

'Sabe você' é uma tentativa de conciliar as funções do músico como acompanhante e solista?

- Sabe você é uma releitura de sambas-canções de grande sucesso na música brasileira, trazendo essas baladas para um ambiente musical minimalista, acústico, com uma visão jazzística. Sempre sonhei em trazer essas canções para o ambiente musical com o qual me identifico. A participação de cantores e a presença de letras nas músicas é uma abertura para um novo público, que a princípio não prestaria atenção somente em um sax solista.

Como vê essa rivalidade entre 'canários' (apelido pejorativo que alguns músicos dão aos cantores) e instrumentistas?

- Não acho que existe espaço para rivalidade entre cantores e instrumentistas dentro da música. Considero Sabe você um momento muito feliz na minha carreira, no qual recebo de volta o carinho de artistas com quem tive a chance de interagir no passado. Todos os convidados foram extremamente generosos e entenderam perfeitamente a concepção do projeto.

Como foi escolhido o repertório do disco? E os convidados, como entraram?

- O repertório foi escolhido bem intuitivamente. São músicas que estavam guardadas em algum lugar dentro de mim e foram surgindo junto com as ideias de ambientação e arranjo. Amigos como Marcio DB e Ronaldo Bastos me ajudaram como interlocutores. Os convidados, além de pessoas que fazem parte da minha história musical, se tornaram amigos com o tempo e sem dúvida representam o que de melhor existe na música brasileira.