JB Online
RIO - Responsável por dar à luz bandas como Oasis, The Stone Roses, Joy Division e The Smiths, a cidade de Manchester, no noroeste da Inglaterra, tem suas cenas musicais dissecadas no livro The North will rise again: Manchester Music City 1978-2008, que sai nesta segunda-feira na Inglaterra. O autor é John Robb, que além de jornalista é vocalista da banda punk Goldblade.
A proposta do livro é documentar os últimos trinta anos da música produzida na cidade que deu origem a vários grupos de rock e movimentos musicais conhecidos. Assim, entram a cena punk de Manchester, as bandas que faziam parte do movimento conhecido como Madchester - de rock alternativo com tinturas lisérgicas, realizado por grupos como Happy Mondays, The Inspiral Carpets, 808 State e Stone Roses - e depoimentos de artistas emblemáticos da localidade, como Morrissey, Johnny Marr (ambos ex-Smiths), Ian Brown (ex-Stone Roses, atualmente solo), Noel e Liam Gallagher (Oasis) e Mark E Smith (The Fall). Tony Wilson, criador do selo Factory (que lançou Joy Division e New Order, além de inúmeras outras bandas locais), também gravou depoimentos antes de morrer em agosto de 2007.
- Falei com todo mundo. - disse Robb ao Manchester Evening News. - O grande problema foi como editar o livro e torná-lo manejável. Ele tem cerca de 155.000 palavras e poderia ter o dobro disso. Ian Brown me deu 30.000 palavras para editar!
Quem se interessar em ir a Manchester e adquirir uma cópia autografada, é só comparecer no lançamento do livro, na livraria Waterstones, dia 21 de abril, às 19h. Robb estará lá dando autógrafos.