IHGB realiza cerimônia de premiação

Jornal do Brasil

RIO - Nesta quarta-feira, ocorrerá a solenidade de Abertura do Ano Social de 2009 do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). A cerimônia contará com a participação do conferencista e diretor geral do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), Marcus Monteiro, que falará sobre O Inepac e o inventário do patrimônio cultural fluminense: conhecer para preservar .

Com base em documentos e pesquisas de campo, o projeto de inventários, que será apresentado, visa resgatar e preservar a memória do estado do Rio de Janeiro , de forma a compreender seu processo de formação e transformação, sob os aspectos cultural, econômico, religioso e político.

Na solenidade, também serão entregues o Prêmio Pedro Calmon, constante de medalha, e o diploma de menção honrosa, concedidos pelos Institutos Históricos Brasileiros reunidos em seu 4º Colóquio, aos historiadores Kenneth Light e Eugênio Ferraz, por suas respectivas obras: A viagem marítima da família real: a transferência da Corte e Monumentos históricos fazendários.