REUTERS
NASHVILLE - O cantor country Ernie Ashworth, membro do hall da fama do programa Grand Ole Opry e cujo sucesso de 1963 Talk back trembling lips foi uma das primeiras canções country a migrar para a música pop, morreu, informou nesta terça-feira o hospital onde ele estava internado.
Ashworth tinha 80 anos e morreu na segunda-feira no Centro Médico Trousdale, em Hartsville, Tennessee. O hospital não informou a causa da morte, mas o cantor-compositor tinha passado recentemente por uma cirurgia de implantação de ponte cardíaca.
Natural de Huntsville, Alabama, Ashworth ouvia o programa de música country Grand Ole Opry e entrou para uma banda chamada The Tunetwisters. Em 1964, realizou um sonho ao entrar para o hall dos artistas do Opry.
Nos anos 1950, Ashworth compôs para a editora musical Acuff-Rose canções que foram gravadas por cantores country, incluindo Little Jimmy, Dickens, Carl Smith e Johnny Horton, e escreveu I wish, gravada pelo crooner pop Paul Anka.
Em 1955 ele assinou contrato com o selo MGM, mas suas músicas não fizeram sucesso, e ele retornou ao Alabama para trabalhar numa fábrica de mísseis do Exército.
Em 1960 ele levou sua voz de tenor para a gravadora Decca Records e fez sucesso com Each moment e You can't pick a rose in december. Passando para a Hickory Records em 1962, gravou Everybody but me e, um ano mais tarde, teve seu único sucesso a ser número 1 nas paradas, Talk back trembling lips.
Essa canção ficou 36 semanas nas paradas de música country e chegou às paradas pop, tornando-se uma das primeiras músicas de sucesso a atravessar de um gênero musical a outro.