Hollywood mira além das bilhetrais no Oscar 2009

Carlos Helí de Almeida, Jornal do Brasil

LOS ANGELES - Recordista absoluta em indicações ao Oscar, Meryl Streep detesta a pressão gerada pela temporada de prêmios do cinema americano.

É tão mais fácil lançar um filme em outro período, porque a gente fala só sobre nosso trabalho e não da possibilidade de ganhar prêmios desabafou a atriz de 59 anos, que concorre pela 15ª vez à estatueta dourada, por sua interpretação em Dúvida.

Apesar do mau humor de alguns em relação ao maior galardão da Academia de Artes e Ciências de Hollywood, o Oscar ainda é o melhor instrumento para se medir o pulso da indústria do entretenimento do Hemisfério Norte. E, a julgar pelos concorrentes de sua 81ª edição, cujos vencedores serão revelados na noite deste domingo à noite em Los Angeles (com transmissão do canal a cabo TNT, a partir das 22h30) o cinema demonstra sinais de vitalidade incomum.

Como não acontece em muitos anos, os cinco finalistas da categoria de Melhor Filme são representantes, dentro do modelo americano, do que se pode chamar de cinema autoral. Entre eles, apenas O curioso caso de Benjamin Button, de David Fincher, o recordista em indicações, 13, incluindo as categorias de Filme, Direção e Ator (Brad Pitt), tem orçamento generoso US$ 150 milhões.

Três das produções em competição, por mais diferentes que sejam entre si, têm pelo menos um ponto em comum: seu caráter revisionista. Milk A voz da igualdade, de Gus Van Sant, que cravou oito indicações, inclusive Direção, Ator (Sean Penn) e Roteiro, por exemplo, recupera o legado de um político gay que morreu defendendo os direitos de minorias sexuais, raciais e profissionais na São Francisco dos ano 70.

Ao promover uma política de coalisão, Harvey Milk antecipava o discurso do atual presidente Barak Obama frisa Van Sant ao Jornal do Brasil.

O leitor, de Stephen Daldry, que disputa em cinco frentes, Atriz (Kate Winslet) e Roteiro Adaptado (David Hare) entre eles, analisava o impacto do nazismo na consciência das gerações pós-guerra alemãs sob o ponto de vista de seus perpetradores.

Frost/Nixon, de Ron Howard, também com cinco indicações, tenta traçar um paralelo entre a derrocada do presidente Richard Nixon, na primeira metade dos anos 70, e a recém-encerrada era George Bush. O ponto central é a entrevista que Nixon deu a um apresentador de TV, que conseguiu extrair dele a confissão de abuso de poder.

Aquela entrevista promove uma grande discussão sobre a honra, a moral e as transformações sociais das últimas décadas explicou Howard, que concorre pela segunda vez ao Oscar, em entrevista recente.

Grande favorito da corrida desse ano, Quem quer ser um milionário?, de Danny Boyle, é uma história de redenção social e romântica que chega à final amparada pelo Globo de Ouro e importantes prêmios de associação de classe, como a dos produtores dos Estados Unidos. Embora tenha origem britânica e seja ambientado entre as favelas e um programa de TV indianos, o filme de Danny Boyle, que concorre em 10 categorias, fala uma língua que o público americano entende bem: é um feel good film, um santo remédio para todos os tipos de crise.

Confira fotogaleria dos filmes indicados

Os indicados:

FILME:

O curioso caso de Benjamin Button, de David Fincher; Quem quer ser um milionário?, de Danny Boyle; O leitor, de Stephen Daldry; Milk A voz da igualdade, de Gus Van Sant; Frost/Nixon, de Ron Howard

DIREÇÃO:

David Fincher (O curioso caso de Benjamin Button); Danny Boyle, (Quem quer ser um milionário?); Stephen Daldry, (O leitor); Gus Van Sant, (Milk A voz da igualdade); Ron Howard (Frost/Nixon)

ATOR:

Brad Pitt (O curioso caso de Benjamin Button); Sean Penn (Milk A voz da igualdade); Frank Langella (Frost/Nixon); Mickey Rourke (O lutador); Richard Jenkins (The visitor)

ATOR COADJUVANTE:

Heath Ledger (Batman O cavaleiro das trevas); Josh Brolin (Milk A voz da igualdade); Philip Seymour Hoffman (Dúvida); Michael Shannon (Foi apenas um sonho)

ATRIZ:

Meryl Streep (Dúvida); Kate Wiinslet (O leitor); Anne Hathaway (O casamento de Rachel); Angelina Jolie (A troca); Melissa Leo (Rio congelado)

ATRIZ COADJUVANTE:

Marisa Tomei (O lutador); Penélope Cruz (Vicky Cristina Barcelona); Amy Adams (Dúvida); Viola Davis (Dúvida); Taraji P. Henson

(O curioso caso de Benjamin Button)

ROTEIRO ORIGINAL:

Courtney Hunt (Rio congelado); Mike Leigh (Happy go-lucky); Martin McDonagh (Na mira do chefe); Dustin Lance Black (Milk A voz da igualdade); Andrew Stanton e Jim

Reardon (Wall-E)

ROTEIRO ADAPTADO:

Eric Roth (O curioso caso de Benjamin Button); John Patrick Shanley (Dúvida); Peter Morgan (Frost/Nixon); Simon Beaufoy (Quem quer ser um milionário?); David Hare (O leitor)

FILME ESTRANGEIRO:

Valsa para Bashir (Israel), de Ari Folman; Entre os muros da escola (França), de Laurent Cantet; Departures (Japão), de Yojiro Takita; Revanche (Áustria), de Götz Spielmann; The Baader Mainhof Complex (Alemanha), de Uri Edel

FOTOGRAFIA:

A troca; Batman O cavaleiro das trevas; O curioso caso de Benjamin Button; O leitor; Quem quer ser um milionário?

MONTAGEM:

O curioso caso de Benjamin Button; Batman O cavaleiro das trevas; Frost/Nixon; Milk A voz da igualdade; Quem quer ser um milionário?

TRILHA SONORA:

O curioso caso de Benjamin Button; Quem quer ser um milionário?; Milk A voz da igualdade; Wall-E; Defiance

CANÇÃO:

Down to Earth (Wall-E); Jai Ho (Quem quer ser um milionário?); O Saya (Quem quer ser um milionário?)

FIGURINO:

Austrália; O curioso caso de Benjamin Button; A duquesa; Milk A voz da igualdade; Foi apenas um sonho

DIREÇÃO DE ARTE:

A troca; O curioso caso de Benjamin Button; Batman O cavaleiro das trevas; A duquesa; Foi apenas um sonho

ANIMAÇÃO:

Bolt Supercão, de Byron Howard e Chris Williams; Kung Fu Panda, de Mark Osborne e John Stevenson; Wall-E, de Andrew Stanton

DOCUMENTÁRIO (LONGA):

The betrayal, de Ellen Kuras e Thavisouk Phrasavath; Encounters at the end of the world, de Werner Herzog; The garden, de Scott Hamilton Kennedy; Man on wire, de James Marsh; Trouble the water, de Carl Deal e Tia Lessin

DOCUMENTÁRIO (CURTA):

The conscience of Nhem En, The final inch, Smile pink, The witness From the balcony of room 306

EDIÇÃO DE SOM:

Batman O cavaleiro das trevas; Homem de Ferro; Quem quer ser um milionário?; Wall-E; O procurado

MIXAGEM DE SOM:

O curioso caso de Benjamin Button; Batman O cavaleiro das trevas; Quem quer ser um milionário?; Wall-E; O procurado

EFEITOS VISUAIS:

O curioso caso de Benjamin Button; Batman o cavaleiro das trevas; Homem de Ferro

MAQUIAGEM:

O curioso caso de Benjamin Button; Batman O cavaleiro das trevas; Hellboy II

CURTA (ANIMAÇÃO):

La maison en petits cubes; Lavatory Lovestory; Oktapodi; Presto; This way up

CURTA:

On the line; Manon on the asphalt; New boy; The pig; Toyland