Série inéditas e novas temporadas estream na TV paga em fevereiro

Renata Leite, Jornal do Brasil

RIO - O começo das novas temporadas das séries nos Estados Unidos não permitiu ao telespectador brasileiro passar incólume à notícia de que William Petersen, o intérprete de Gil Grissom em CSI, deixará a trama.

Não bastasse essa pulga atrás da orelha, as últimas cenas exibidas por aqui da também prestigiada Desperate housewives revelaram um novo romance na vida de Susan e a maternidade, na de Gabi.

Em Grey's anatomy, Meredith e Derek decidiram enfim ficar juntos. Para quem este emaranhado de nomes é familiar os sériemaníacos tamanha curiosidade promete ser saciada a partir de segunda-feira, quando as novas temporadas de 13 seriados estréiam nos canais Sony, AXN, Universal e HBO.

Três produções inéditas também entram no ar na primeira quinzena de fevereiro: Worst week e Kath & Kim, na Sony, e In plain sight, no AXN.

Worst week conta a história de Sam Briggs (Kyle Bornheimer), um jornalista que faz de tudo para agradar aos pais de sua namorada, Melanie Clayton (Erinn Hayes), com estréia na quarta-feira, às 21h; Kath & Kim, exibido na segunda-feira, às 20h, conta a história de Kim (Molly Shannon), que desiste de seu casamento e volta para a casa da mãe, Kath (Selma Blair), em busca dos mimos familiares, mas não encontra tanta receptividade quanto antes.

Diferentemente da Sony, o AXN explora mais a ação e o mistério em seus seriados. O canal apresenta o inédito In plain sight, a partir desta sexta-feira, às 20h.

A história se desenrola em torno de Mary Shannon (Mary McCormack), uma policial que oferece proteção a vítimas e testemunhas de violência.

A Universal exibe a nova temporada de Greek, no dia 14, às 20h, série cuja primeira temporada foi vista por 5 milhões de pessoas, conforme dados do Ibope.

Diretor do canal, Paulo Barata ressalta que a emissora prioriza o roteiro inteligente e com grandes personagens, em conteúdo adulto.

O espectador não vai ver sitcom no Universal Channel. Não exibimos séries de comédia fácil, nem reality shows destaca Barata.

Buscamos programas com roteiros de qualidade superior. Ou seja, não exibimos uma série bobinha.

A maior parte das estréias acontece na Sony e AXN, pertencentes ao mesmo grupo. Stefania Granito, gerente de marketing dos canais, explica o motivo da concentração de lançamentos em fevereiro.

Temos que respeitar a janela de exibição entre o lançamento nos Estados Unidos e em outro país.

Começamos a nona temporada de American idol com apenas três dias de janela, mas nem todos os contratos permitem tempo tão curto. Essas estréias de fevereiro se referem às exibições que começaram em outubro ou novembro nos Estados Unidos.

A estratégia do Grupo Sony é garantir a continuidade de suas séries, assim como dos seus desmembramentos, como é o caso de Private practice, originada da saída da médica Addison da série Grey's anatomy.

Para selecionar as novidades, ficamos atentos à composição do elenco, quem é o diretor e quais informações estão contidas na sinopse diz Stefania.

A Sony é reconhecida por suas séries de humor ácido e crítico, como em Desperate housewives (quarta-feira, às 22h), que mostra o que existe por trás de uma vizinhança perfeita . Também na quarta, às 21h30, será lançada a terceira temporada da premiadíssima 30 Rock, que contará com participações como as de Jennifer Aniston (revelada no sitcom Friends).

Neste segunda-feira, às 22h, começa a nova temporada de Grey´s anatomy, com um novo personagem: o médico Owen Hunt, interpretado por Kevin Mckidd. A Sony preparou ainda a volta de The Sarah Silverman program na terça-feira, à 1h.

No AXN, terão continuação as séries C.S.I: Crime scene investigation, a partir de segunda-feira, às 20h; CSI: Miami, na quarta, às 21h; e CSI: NY, na quinta, às 20h.

Também voltam para o canal Dirty sexy money, na terça, às 20h; Life, na quarta, às 20h; e The shield, em sua sétima e última temporada, na sexta, às 21h.

A sofisticada Mad men dá início no sábado, às 20h, à exibição de sua segunda temporada, com 13 episódios, na HBO.

Nela, o telespectador poderá saber mais sobre o passado do protagonista Don Draper, o bem-sucedido publicitário e ex-combatente de guerra.

O personagem rendeu a Jon Hamm (Fomos heróis) dois Globos de Ouro de Melhor Ator. Outro trunfo do canal é a seqüência de Life on Mars, Ashes to ashes, que começa na segunda-feira, dia 9.

A produção retoma a história do inspetor de polícia Gene Hunt (Philip Glenister). Desta vez, ele está acompanhado de uma experiente detetive, Alex Drake (Keeley Hawes), que acorda em 1981 depois de ter sido assassinada em 2008.