TV Cultura apresenta o jogo entre Brasil e Argentina na Copa de 74

JB Online

RIO - A próxima edição da série Grandes jogos, exibida pelo programa Grandes momentos do esporte neste domingo, às 14h, na TV Cultura, resgata na íntegra a partida Brasil 2x1 Argentina (Copa do Mundo de 1974/Hannover, Alemanha).

Uma Copa de lembrança meio amarga para a Seleção Brasileira - Zagallo era o técnico e armou para a equipe um esquema muito defensivo. O resultado disso foi: sete jogos, seis gols marcados e quatro gols sofridos. O artilheiro foi um meia-armador (Rivellino), e jogadores talentosos ficaram no banco de reservas, como Ademir da Guia, Edu e o centroavante César Lemos, então no Palmeiras.

A partida contra a Argentina foi a 5ª do Brasil na Copa. Antes, na estréia, o time de Zagallo empatou com a Iugoslávia (0x0), com a Escócia (0x0) e suou para ganhar do Zaire, por 3x0 (o Brasil precisava vencer por diferença de três gols para avançar à fase seguinte). Na fase que abrangia oitavas e quartas-de-final, a Seleção caiu em um grupo com Alemanha Oriental, Argentina e Holanda, a grande sensação futebolística naquele período. Na quarta partida, o Brasil venceu os alemães orientais, por 1x0 e, antes de enfrentar a Holanda, teve os argentinos pela frente.

No primeiro bloco, o público ainda confere a entrevista com Marinho Perez, que foi capitão da Seleção e formou dupla de zaga com Luís Pereira. Informações e curiosidades de bastidores da Copa e daquele jogo são contadas por ele.