Pesquisa aponta Aretha Franklin como maior cantora da era do rock

REUTERS

LOS ANGELES - Ela já é a rainha do soul, mas agora Aretha Franklin foi considerada também a maior cantora da era do rock, segundo pesquisa da revista Rolling Stone.

Aretha, de 66 anos, ficou à frente de Ray Charles, o segundo colocado, Elvis Presley, Sam Cooke e John Lennon, de acordo com a pesquisa feita pela revista com 179 músicos, produtores, editores da Rolling Stones e outros personagens da indústria musical.

A lista de 100 nomes será divulgada na sexta-feira, quando a Rolling Stone chega às bancas, apresentando com quatro capas diferentes.

O número da revista inclui depoimentos de músicos como o da cantora de R&B Mary J. Blige. Ela declara que Aretha Franklin é "a razão pela qual as mulheres querem cantar".

Além de Aretha Franklin, os únicos outros cantores vivos entre os Top 10 são Bob Dylan (sétimo colocado) e Stevie Wonder com a nona posição. Marvin Gaye foi o sexto, Ottis Redding, o oitavo, e James Brown o décimo.

Outros notáveis na lista são Paul McCartney na décima primeira posição, uma à frente de seu ídolo Little Richard, e Mick Jagger na décima sexta, também uma à frente de uma de suas influências chaves, Tina Turner. Entre os Top 25, Michael Jackson, de 50 anos, é o mais jovem.

Votaram na pesquisa, entre outros, o vocalista do Metallica, James Hetfield, os cantores folk David Crosby e Yusuf Islam, o guitarrista dos Rolling Stones Keith Richards, o veterano do punk rock Iggy Pop e o popstar inglês James Blunt. Cada um apresentou seus 20 primeiros indicados, e uma firma de auditoria tabulou os resultados.